Empresários comemoram produtividade após participação em programa de inovação do Sebrae/MT
O Agente Local de Inovação (ALI) oferece orientação técnica e especializada visando a maximização de resultados
07/08/2025 às 17:41 Atualização
07/08/2025 às 20:56
O município de Rondonópolis sediou, no dia 05 de agosto, a primeira edição do Roadshow Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso. A iniciativa, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), reuniu empresários, lideranças e representantes do setor produtivo regional para debater a relevância da inovação e da produtividade como pilares para o fortalecimento da indústria local.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer cases de sucesso e resultados concretos alcançados por empresas que aderiram ao programa, com destaque para ganhos expressivos em produtividade, redução de custos operacionais e aumento do faturamento. Esses avanços são reflexo direto da implementação de estratégias viabilizadas pelo Programa Agente Local de Inovação (ALI), executado pelo Sebrae/MT, e pelas consultorias especializadas em Manufatura Enxuta e Eficiência Energética, conduzidas pelo Senai/MT — componentes centrais da jornada do Brasil Mais Produtivo.
O evento teve como foco demonstrar como ajustes simples nos processos e na gestão podem gerar impactos significativos na produtividade das empresas. Durante o encontro, foram apresentados dados econômicos, conceitos e histórias reais de empresas que, com apoio do programa, conseguiram elevar sua competitividade com investimentos acessíveis. “Ano após ano, o ALI vem se consolidando e os resultados apresentados confirmam sua efetividade. As empresas devem continuar participando do programa para alavancar sua produtividade e faturamento e, assim, terem competitividade equivalente às empresas de grandes centros”, explica o diretor técnico, André Luiz Schelini.
O diretor regional do Senai/MT, Carlos Braguini, durante o evento, afirmou que o Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa estratégica, em Mato Grosso, por apoiar o aumento da eficiência de micro e pequenas indústrias. “Num cenário de tantos desafios macroeconômicos e locais, nada é mais relevante do que revisar processos e torná-los mais eficientes, com foco em produtividade e competitividade, seja para o mercado local ou para exportação”, completou.
Neste ano, 50 micro e pequenas empresas serão contempladas com o programa ALI na regional do Sebrae de Rondonópolis. “O Roadshow foi uma oportunidade de materializar as ações que vêm sendo realizadas com foco na produtividade das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso. Os casos de sucesso mostraram, na prática, como inovação e gestão eficiente fazem a diferença”, destacouÉrika Santos, gerente da agência do Sebrae/MT em Rondonópolis.
Empresas destaques
Um dos destaques apresentados foi o da empresa Inox Tradição, gerida pela empresária Crisdaiany Borgeo, que já colhe os frutos das melhorias implementadas. Sua principal meta era fortalecer e consolidar a marca no setor de aço e inox de Rondonópolis — objetivo atingido com apoio do programa ALI. “Formamos uma equipe responsável pelas redes sociais. Implantamos um projeto que conta a história da empresa e, com isso, conseguimos conectar o cliente ao nosso produto final. Essa conexão foi fundamental”, enfatizou Borgeo. As mudanças estruturadas levaram a Inox Tradição a aumentar sua produtividade em 21% e o faturamento em 16%.
Outro caso de sucesso apresentado foi o da empresa Supreme Artefatos de Concreto, cujo sócio proprietário, Felipe Pinheiro Leite, participou da consultoria de Manufatura Enxuta dentro da jornada Brasil Mais Produtivo. Os resultados foram imediatos: aumento de 40% na produtividade e redução de cerca de 70% nos custos com transporte. “Foi uma experiência extremamente positiva. A troca de conhecimento iniciada no programa não se encerra aqui — ela vai continuar gerando valor ao longo da nossa trajetória”, destacouLeite.
Programa ALI
O Programa ALI, executado pelo Sebrae/MT, consiste em uma jornada prática de oito encontros gratuitos. Durante esse período, o agente de inovação facilita a identificação de pontos de melhoria por meio de um diagnóstico de gestão que avalia processos operacionais, controles gerenciais, marketing, transformação digital, práticas de inovação e ESG.
A gestora estadual do Agente Local de Inovação, Mara Marques, disse que em 2025, o ALI foi levado a todas as unidades regionais do Sebrae/MT e os resultados são surpreendentes. “Nos dois últimos anos, registramos um aumento médio de 15% no faturamento e 20% na produtividade das empresas participantes. Esses números comprovam o impacto positivo do método e do acompanhamento técnico especializado”, comemora.
O programa ALI integra a iniciativa Brasil Mais Produtivo, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Sebrae, Senai, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O objetivo central é elevar a produtividade e competitividade de micro, pequenas e médias empresas, especialmente do setor industrial.
Quer participar do Programa ALI?
O programa é voltado para micro e pequenas empresas formalizadas. São disponibilizadas 25 vagas por semestre, com novas turmas iniciando em janeiro e julho. Entretanto, os interessados podem se inscrever a qualquer momento e aguardar a próxima disponibilidade.
Inscrições gratuitas: Entre em contato com a Agência Regional do Sebrae/MT em Rondonópolis pelo telefone (66) 3199-0846. Ou acesse o link: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/brasilmais.
–
Fonte: Sebrae