Sophia @princesinhamt
Food

Empresária de MS revoluciona o mercado de suspiros com sabores únicos e muito amor

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
CHAMADA 3
Empresária De Ms Revoluciona O Mercado De Suspiros Com Sabores Únicos E Muito Amor 6

Ariana Salete de Chaves Balzan, proprietária do Suspiros da Fazenda, decidiu empreender e produzir suspiros artesanais para vender na cidade de Coxim (MS). Com a mistura de sabor e amor, a empresária inovou no mercado com produtos que valorizam os sabores regionais do Pantanal.

O Suspiros da Fazenda é uma empresa familiar que produz suspiros saborizados de forma totalmente artesanal e manual. Ao g1, a empresária detalha que a empresa teve início em 2019 pela necessidade de aumentar a renda de casa.

Atualmente, os suspiros saborizados são comercializados em oito municípios do estado, sendo: Coxim, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Chapadão do Sul e Costa Rica, Miranda e Bonito.

“Comecei oficialmente em 2019, eu estava sem trabalho e precisava ajudar nas contas de casa. A ideia surgiu quando meu filho chegou em casa com um saco de suspiro de aniversário. Em Coxim, que é a minha cidade, não tinha quem fazer e por isso a pessoa encomendava de Campo Grande. Vi que ali poderia ser um caminho e deu certo”.

Dona do próprio negócio e responsável por 75% da renda da casa, Adriana não só descobriu que podia adoçar ainda mais a vida dos clientes, mas uniu sabor e amor para construir uma receita de sucesso.

“Não sou boa cozinheira, mas o suspiro me escolheu. Procurei me especializar desde o início, fiz cursos e fui desenvolvendo a minha própria receita. Hoje entrego meus produtos em várias cidades e estou conquistando o meu espaço, a meta para 2024 é entrar na rota de Campo Grande”.

A proprietária da empresa Suspiro da Fazenda ressalta que para o desenvolvimento de seu negócio, ela contou com a consultoria do Sebrae, que tem sido essencial para o seu desenvolvimento profissional. Com o objetivo de aliar a receita do suspiro tradicional aos sabores regionais do Pantanal, o negócio recebeu o Selo Sebrae Made in Pantanal.

“O Sebrae tem me ajudado em absolutamente tudo e me levado para lugares que nem imaginava ser possível. Sinto que eles [Sebrae] entraram na minha vida como um furacão para transformar tudo para melhor”.

Suspiros artesanais com sabores regionais do Pantanal - Foto: Divulgação

Depois de realizar consultorias do Sebrae, Adriana optou por buscar sabores tipicamente pantaneiros. Em 2022, após inúmeros testes, surgiram os deliciosos suspiros de castanha de baru e suspiros de pequi. Pensando sempre em sustentabilidade, os insumos são comprados de cooperativas de catadores e aldeias de Mato Grosso do Sul.

Adriana detalha que partiu do Sebrae a ideia de regionalizar alguns sabores do suspiro.

“Recentemente comecei a produzir não apenas suspiros com sabores tradicionais, mas também regionais como a castanha de baru e o pequi. Atualmente mais do que dobrou a produção”.

Sustentabilidade

A empresária pontua que a empresa se preocupa em adotar práticas sustentáveis, como a destinação e reaproveitamento para 100% das sobras da produção.

Adriana explica que as gemas dos ovos são doadas para um abrigo que acolhe, cuida e alimenta cães abandonados; as cascas são doadas para produção de adubo orgânico; as cartelas são doadas para reaproveitamento por vendedores de ovos caipiras e a compra de insumos é realizada de associações e cooperativas extrativistas.

Prezando pela qualidade do produto final, a Suspiros da Fazenda procura insumos de qualidade e inovadores para fornecer aos clientes um material diferenciado e de alto padrão.

Quem quiser experimentar os suspiros e acompanhar o trabalho da Adriana basta acompanhar o perfil do Instagram @suspiros_dafazenda.

Rota Gastronômica

Fazenda São Francisco - Prato Queijo de Doce de Leite de Búfala - Foto: Elis Regina

Localizado na cidade de Miranda, a Fazenda San Francisco integra a Rota Gastronômica com o queijo e doce de leite de búfala como prato assinatura. O projeto, apoiado pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é voltado para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico.

A Fazenda San Francisco possui cerca de 15.000 hectares e é considerada um pedacinho exuberante do Pantanal pelos seus visitantes, principalmente pela fauna e flora do local. O espaço oferece diversos passeios, acompanhados de profissionais, que recebem turistas e apresentam atividades locais.

Fazenda San Francisco fica localizada no Pantanal do Rio Miranda - Foto: Reprodução

Durante os passeios é possível avistar animais soltos em seu habitat natural, como tamanduá-bandeira, capivara, onça-pintada, jacarés, cobras, gavião, arara, entre outros. Dentre as atividades realizadas tem o safári fotográfico, trilhas, passeio de chalana, pesca artesanal, trilha vazante e focagem noturna de animais silvestres.

O complexo turístico conta com o pouso boiadeiro, que possui apartamentos equipados com ar-condicionado, chuveiro quente, frigobar, luzes de emergência e banheiros privativos. Ao todo, são 18 apartamentos decorados com itens pantaneiros como fauna, flora e artes de crianças pantaneiras.

Sobre a Rota Gastronômica

O projeto Rota Gastronômica, lançado em dezembro de 2022, tem como objetivo valorizar a cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional.

Enxergando o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, se uniram para apoiar a realização da Rota Gastronômica Pantaneira.

O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral.

Conheça os estabelecimentos e seus pratos no canal do Youtube da Rota Gastronômica Pantaneira.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.