Notícias

Empreendedora de Mato Grosso se destaca com sucesso no top 10 da Expo Favela Brasil

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Empreendedora de MT garante posição no top 10 da Expo Favela Brasil

A empresária representará Mato Grosso na competição apoiada pelo Sebrae/MT, disputando investimentos e projeção nacional para seu negócio

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
01/12/2025 às 12:52 Atualização
01/12/2025 às 12:59

O empreendedorismo mato-grossense alcançou um novo patamar de reconhecimento nacional. Diela Tamba Nhaque, idealizadora do projeto social D’jombai e da Diela Tranças Africanas, foi anunciada neste domingo (30) como uma das dez finalistas do Top 10 da Expo Favela Innovation Brasil 2025.

A conquista coloca Diela Tranças entre os projetos mais promissores do país e garante à empreendedora uma vaga no reality show “O Grande Desafio” no programa É de Casa, da TV Globo. A empresária representará Mato Grosso na competição, disputando investimentos e projeção nacional para seu negócio.

A seleção marca a segunda vez que um empreendedor de Mato Grosso figura no Top 10 da Expo Favela, consolidando o estado como um polo de inovação originada nas periferias.

Os dez projetos que representam a vanguarda do empreendedorismo das favelas brasileiras são: Salcity (Bahia), Pele na Tela (Rio de Janeiro), i9Nursing (Piauí), Bia Gomes Educação Sexual (Minas Gerais), SDN Reciclando (Rio Grande do Sul), +1Code (São Paulo), Turiarte (Pará), Diela Tranças / D’jombai (Mato Grosso), Sítio Cocos (Paraíba) e Fala Comigo (Amazonas).

O Projeto D’jombai: cultura e empoderamento feminino

O projeto D’jombai (termo em crioulo da Guiné-Bissau que significa “encontro, convívio”) utiliza o salão Diela Tranças Africanas como ponto de convergência para o resgate cultural e o empoderamento feminino. A iniciativa promove a valorização da identidade africana através da arte de trançar, enquanto gera renda e capacitação profissional para mulheres na grande Cuiabá e Várzea Grande.

“Estou muito feliz e grata por estar representando o nosso estado na etapa nacional do Expo Favela e levarei o projeto D’jombai para o Top 5 com a força, torcida e em graça de Deus.”

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca a parceria da instituição na promoção do empreendedorismo periférico:

“O Sebrae Mato Grosso tem orgulho de apoiar iniciativas como essa, que mostram que a inovação nasce onde existe necessidade e criatividade. Nosso papel é inspirar e capacitar esses empreendedores para que reconheçam seu valor, acessem redes de apoio e transformem boas ideias em negócios sustentáveis. Inovar não é só criar tecnologia, mas, sim, encontrar soluções simples e eficazes para problemas reais. Mato Grosso, antes, era visto como um estado periférico e, hoje, é um dos principais produtores de alimentos do mundo e uma terra de oportunidades para ambas as áreas. Esse exemplo demonstra que a periferia tem toda a capacidade de ser ator central do desenvolvimento e protagonista da sua própria história”, pontua.

Anderson Zanovello, presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT), destacou a importância do reconhecimento. “Nosso papel na Cufa-MT é ser a ponte entre essa genialidade, que muitas vezes é invisível, e o grande mercado. A Diela representa a potência e a capacidade de inovação que pulsa em nossas comunidades. Estar no Top 10 da Expo Favela Brasil e ir para o É de Casa não é apenas uma vitória da Diela, é o reconhecimento de que a favela não é carência, mas sim, uma fonte inesgotável de talentos e grandes negócios. Estamos extremamente orgulhosos de sua jornada e de levar a bandeira de Mato Grosso para o cenário nacional.”

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.