Empreendedor de Alta Floresta promove turismo sustentável e fortalece a economia local
No Dia do Turismo, Sebrae/MT celebra histórias como a da Fazenda Anacã, que une o ecoturismo e preservação, mostrando que proteger pode ser mais rentável do que explorar
08/05/2025 às 08:20 Atualização
08/05/2025 às 11:12
No coração da Amazônia mato-grossense, a apenas seis quilômetros do centro de Alta Floresta, a Fazenda Anacã se consolida como um modelo de ecoturismo que movimenta a economia local, promove a conservação ambiental e encanta visitantes do Brasil e do mundo com experiências inesquecíveis que envolvem desde o contato com a natureza, até o turismo de aventura.
A Fazenda foi desenvolvida em 2014 pelo fotógrafo paulistano Fernão Prado, que em visita a Alta Floresta enxergou o potencial turístico no local, e motivado por um sonho: desenvolver um projeto de turismo responsável e inovador, Fernão se juntou a esposa Viviane para trocar o ritmo acelerado da metrópole paulista por uma nova vida no campo.
Fernão relembra que o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) foi a primeira instituição que ele recorreu para buscar ajuda. “Foi o primeiro lugar onde batemos à porta. Pedimos orientações e o Sebrae nos acolheu e nos auxiliou na construção do plano de negócios”, afirma ao destacar que esta parceria foi fundamental para estruturar o empreendimento, que hoje se destaca por sua atuação no turismo sustentável.
Ao celebrar o Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta quinta (08/05), o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, pontua que fomentar o empreendedorismo em municípios como Alta Floresta é essencial para consolidar os negócios locais e fortalecer a economia da região.
“O trabalho do Sebrae em todo o estado de Mato Grosso tem como missão potencializar os pequenos negócios, mostrando ao mundo o imenso potencial turístico da nossa região. Por meio de ações estratégicas de desenvolvimento sustentável, capacitamos e preparamos os empreendedores locais para que estejam prontos a atender turistas nacionais e internacionais”, destaca Schelini.
Propulsor da economia
O turismo é a maior indústria do mundo, representa 11,4% do PIB global e uma das engrenagens que impulsionam a economia brasileira. Atualmente, 23,9% das empresas ativas no país estão vinculadas ao setor turístico, e 10,7% têm o turismo como atividade principal. O estado de Mato Grosso acompanha essa tendência: com quase 25% das empresas ativas estão ligadas ao turismo, sendo que 9,2% atuam diretamente com essa atividade como foco principal.
O diretor do Sebrae reforça que o turismo é uma ferramenta estratégica para impulsionar pequenos empreendimentos, gerando emprego, renda e promovendo o desenvolvimento sustentável.
“O Sebrae tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo, não só aqui, mas em todo o Brasil. As cidades de Holambra, Bonito, Brotas, Canela, Gramado são destinos consolidados pelo turismo e que contaram com a presença do Sebrae. Então, eu acredito que podemos fazer ainda mais pelo nosso estado que também é rico em sua diversidade cultural, turística, gastronômica, entre outros ativos turísticos”, ressalta o diretor Schelini.
Em concordância com a importância do turismo para o fomento à economia local, Fernão destaca que “o turismo é uma ferramenta poderosa de transformação social. Gera emprego e ainda desperta uma consciência ambiental tanto nos visitantes quanto na própria comunidade. O dinheiro que o turista traz circula na nossa região. Toda a infraestrutura das pousadas e a mão de obra envolvida são alimentadas pelo comércio e pelos serviços locais. É um ciclo que beneficia a cidade como um todo”, diz.
Fazenda Anacã

A Fazenda Anacã se tornou referência não apenas para turistas especializados em natureza, mas também para famílias e moradores de cidades vizinhas, como Sinop, que buscam lazer, conforto e gastronomia em meio à mata. “Hoje o turismo regional representa nossa principal fonte de receita. As famílias vêm em busca de descanso, paz e também de experiências educativas e de contemplação”, conta o proprietário.
A proposta da Anacã vai além do turismo convencional. Sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão no centro da operação. O local adota práticas como o uso de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, separação de resíduos e reflorestamento de áreas degradadas. Já foram recuperados mais de 20 hectares de floresta nativa, e corredores ecológicos foram implantados para conectar fragmentos de mata e garantir a livre circulação da fauna.
Conheça mais sobre o local (e outros ativos turísticos), no site Turistando.mt, criado pelo Sebrae Mato Grosso para divulgar produtos turísticos do estado, criados com o apoio da instituição:
https://turistando.mt.sebrae.com.br/amazonia/fazenda-anaca
Fonte: Sebrae