A Embraer anunciou nesta quarta-feira (10) um contrato firme de venda de 50 jatos E195-E2 para a Avelo Airlines, companhia aérea dos Estados Unidos. O acordo está avaliado em US$ 4,4 bilhões, com entregas previstas a partir do primeiro semestre de 2027. Além do pedido confirmado, a empresa norte-americana também manifestou interesse em adquirir outras 50 aeronaves do mesmo modelo, o que pode elevar a encomenda total para 100 unidades.
A Avelo será a primeira companhia aérea estadunidense a operar o E195-E2, considerado o maior e mais avançado avião comercial da fabricante brasileira. Atualmente, a frota da companhia é composta por Boeing 737NGs.
De acordo com a Embraer, o modelo se destaca pelo desempenho em pistas curtas, pelo alcance operacional, pela eficiência no consumo de combustível e pelo baixo nível de ruído, características vistas como essenciais para a expansão da malha aérea da Avelo.
“O E195-E2 é um divisor de águas para as companhias aéreas que desejam crescer de forma lucrativa enquanto elevam a experiência dos passageiros”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Segundo ele, a integração do jato à frota permitirá abrir novos mercados, graças ao desempenho silencioso, eficiente e adaptado a diferentes condições de operação.
O anúncio ocorre pouco depois de a Embraer ter sido retirada da lista de produtos brasileiros sujeitos à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. No final de julho, aeronaves, motores, peças e componentes de aviação foram incluídos nas exceções anunciadas pelo governo norte-americano.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt