A Tesla, liderada por Elon Musk, planeja lançar seu software de robotáxis autônomos em diversos mercados globais até o fim deste ano. No entanto, a empresa enfrenta desafios na China, onde as regulamentações sobre faixas de ônibus são obstáculos significativos para a implantação da tecnologia sem supervisão humana.
Durante uma teleconferência recente com investidores do quarto trimestre, Elon Musk destacou os problemas que sua equipe enfrenta na . Ele explicou que, em horários específicos, o tráfego nas faixas de ônibus é proibido. Qualquer violação dessa regra resulta em multas automáticas. “É uma grande questão”, afirmou.
A Tesla busca ser pioneira no desenvolvimento de uma tecnologia de condução autônoma que funcione em qualquer rua, desde os até a Europa e a China. Alguns concorrentes, como a Waymo, utilizam mapas tridimensionais detalhados e sensores caros para garantir a segurança e a precisão dos veículos autônomos. Esses sistemas exigem atualizações frequentes e podem limitar a operação a áreas mapeadas.
A Tesla, por sua vez, aposta em câmeras acessíveis para captar o ambiente ao redor dos veículos, o que torna a tecnologia escalável e econômica. Essa abordagem pode fazer da Tesla uma líder no setor, segundo investidores. .
Os desafios de Elon Musk
Além das faixas de ônibus, a Tesla enfrenta dificuldades na obtenção de dados de alta qualidade na China, essenciais para o treinamento de sua rede neural.
As restrições do governo chinês impedem a transferência de vídeos de treinamento para o data center da Tesla, o “Cortex”, localizado no Texas, EUA. “Eles atualmente não nos permitem transferir vídeos de treinamento para fora da China, e o governo dos EUA não nos deixa treinar IA na China”, explicou Elon Musk.
Essa situação levou a Tesla a buscar soluções alternativas. Para contornar as restrições, a empresa está utilizando vídeos de ruas chinesas disponíveis publicamente na internet para alimentar seu sistema de treinamento de inteligência artificial. Com isso, a rede neural é aprimorada, apesar das limitações impostas por ambos os governos.
Se bem-sucedida, a abordagem da Tesla permitirá aos motoristas disponibilizarem seus veículos a uma frota administrada por Musk, gerando renda enquanto não usam o carro. A inovação continua a ser a principal estratégia da Tesla para superar obstáculos e atingir suas metas no mercado global de robotáxis.
Fonte: revistaoeste