O bilionário, CEO da Tesla e da SpaceX, utilizou sua plataforma Twitter/X, neste sábado, 30, para comentar sobre a guerra em curso e fazer um alerta: a Rússia pode deixar a Ucrânia sem acesso ao mar. “Recomendo um acordo negociado antes que isso aconteça”, escreveu o empresário.
Musk ressaltou que governo de Vladimir Putin ganhará mais territórios conforme a guerra se prolongar, o que levará, conforme escreveu, à queda de Odessa, importante cidade portuária localizada no sudoeste da Ucrânia, às margens do Mar Negro.

“Foi um trágico desperdício de vidas para a Ucrânia atacar um exército maior que tinha defesa em profundidade, campos minados e artilharia mais forte”, disse Musk, “quando a Ucrânia não tinha blindados nem superioridade aérea”.
Em uma crítica indireta ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Musk acrescentou: “Qualquer tolo poderia ter previsto isso”.
Para Musk, a questão em jogo agora é se a Ucrânia perderá todo o acesso ao Mar Negro ou não. “Em minha opinião, é a verdadeira questão restante”, afirmou o bilionário.

Alerta anterior
Anteriormente, diante de dúvidas sobre a possibilidade de uma derrota de Moscou, Musk pediu ao governo dos Estados Unidos que interrompesse o fornecimento de armas à Ucrânia.
Há mais de um ano, ele aconselhou Kiev a abandonar sua reivindicação territorial sobre a Crimeia, declarar neutralidade e permitir que as quatro regiões recentemente estabelecidas pela Rússia – Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhye – realizassem novos referendos para decidir sua adesão à Federação russa.
Fonte: revistaoeste