O eixo da maior roda-gigante da América Latina chegou a Cuiabá na manhã desta sexta-feira (6), após ser transportado da China até o Parque Novo Mato Grosso, onde o equipamento está em fase de implantação. A peça pesa mais de 70 toneladas, tem 16 metros de comprimento e desembarcou no Porto de Santos (SP) na semana passada, seguindo até a capital mato-grossense por via terrestre em carreta escoltada.
Este é o segundo carregamento de componentes do atrativo entregue em Cuiabá. O primeiro, referente à fundação da estrutura, foi recebido em maio do ano passado e já está instalado no local. A obra é conduzida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), e a previsão é de que as demais peças cheguem de forma gradativa nos próximos meses.
Ao todo, cerca de 80 carretas serão utilizadas para transportar os contêineres com os componentes restantes da roda-gigante, incluindo 42 cabines com capacidade para até seis pessoas cada, permitindo o transporte de até 210 visitantes por giro. Todo o material está armazenado no Porto de Santos e será encaminhado conforme a liberação dos trâmites aduaneiros pela Receita Federal.
A roda-gigante será instalada no canteiro central do Parque Novo Mato Grosso e, devido às suas dimensões, deverá ser visível de diversos pontos de Cuiabá, incluindo a região central da cidade e áreas de Chapada dos Guimarães. Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, o equipamento deve integrar o conjunto de atrações do parque, que contará ainda com pistas de skate, motocross, kart e automobilismo.
A estrutura ocupará uma área construída de 1.000,37 metros quadrados, distribuída em três níveis — térreo, primeiro pavimento e cobertura, sendo esta última destinada ao embarque dos visitantes.
O Parque Novo Mato Grosso está em construção a cerca de 8 quilômetros de Cuiabá, na rodovia de acesso à Chapada dos Guimarães. Com área estimada em 300 hectares, o empreendimento é projetado para ser o maior espaço multieventos da América Latina, com foco no fortalecimento do esporte, do turismo e da economia no estado.
da assessoria
Fonte: leiagora






