A natureza tem um espaço especial na decoração de um lar, não é mesmo? Entre as diversas opções de plantas para integrar a sua casa, estão as suculentas. Elas são tendência na hora de decorar por diversos motivos, como valor acessível, facilidade de cuidar e diversidade de formatos.
Mas você sabe como aplicar toda essa versatilidade e beleza da suculenta na sua casa? Pensando nisso, o Fashion Bubbles trouxe algumas dicas de como cuidar dessas plantas, quais os melhores tipos para cultivar e 68 fotos de inspiração. Assim, confira mais sobre as suculentas!
O que são suculentas?
Essas plantinhas possuem uma característica muito fácil de identificar que são as folhas gordinhas. O termo “suculenta” designa plantas que conseguem reter água, mas não apenas em suas folhas. Esse reservatório também pode estar localizado em seu tronco, caule, talo ou até mesmo em suas raízes.
Por essa razão, as suculentas não precisam ser regadas com tanta frequência. Assim, são super fáceis de cuidar.
Você já parou para observar essa planta? Se reparar bem, verá que a superfície da suculenta é coberta por pelinhos. Isso porque o orvalho é muito importante para todas as plantas que vivem em ambientes áridos e esses pelos estão ali para ajudar a maximizar a quantidade de orvalho retido.
Como cultivar suculentas
As suculentas podem ser cultivadas tanto em vasos, bacias ou até direto em canteiros no jardim. Mas atenção, essa planta gosta de um solo mais arenoso. Quando plantada em vaso, o recomendo é misturar diferentes terras no solo, como uma parte de terra comum de jardim, outra de terra vegetal, outra de composto orgânico e areia.
Agora, se você comprou uma suculenta, quer colocá-la em outro vaso e não sabe como fazer isso, preparamos um passo a passo rápido e prático para te auxiliar nessa mudança.
- Em primeiro lugar, escolha um vaso com furos no fundo para drenar a água;
- Acrescente uma terra específica para suculentas. Ela precisa de terra vegetal, condicionador de solo, areia e húmus de minhoca;
- Em seguida, com cuidado, retire a suculenta do vaso original sem quebrar as raízes;
- Coloque a suculenta no novo vaso e acrescente mais terra, mas sem cobrir as folhas;
- Por fim, adicione uma cobertura: pode ser de pedras brancas decorativas ou areia.
Como cuidar de uma suculenta
Agora, independente do recipiente em que você irá cultivar sua plantinha, é necessário prestar atenção em alguns aspectos. Por isso, separamos 8 cuidados que você deve ter com sua suculenta.
1. Certifique-se de que suas suculentas recebem luz suficiente
A maioria das suculentas adora luz e precisa de cerca de seis horas de sol por dia, dependendo do tipo de suculenta. Porém, as recém-plantadas podem queimar sob a luz direta do sol. Então, você pode precisar introduzí-las gradualmente à exposição total ao sol ou fornecer sombra com uma cortina transparente.
2. Gire as suculentas com frequência
As suculentas adoram o sol direto, mas se a sua fica exatamente no mesmo lugar dia após dia, é provável que apenas um lado esteja recebendo luz suficiente. Por isso, é importante girar a planta com frequência. As plantas inclinam em direção ao sol, então girá-las as ajudará a ficar em pé.
Além disso, inclinar-se também pode ser um sinal de que eles precisam estar em um local mais ensolarado.
3. Água de acordo com a estação
Assim como nós, as suculentas precisam de mais energia quando estão em um período de crescimento. Então, durante a primavera e o verão, as plantas florescem e bebem muito mais água do que quando descansam no outono e inverno.
É recomendado testar o solo com o dedo. Quando os 1,25 polegadas de cima estiverem secos, pegue seu regador. A rega excessiva pode matar sua suculenta, então certifique-se de deixar o solo secar entre elas.
4. Regue o solo diretamente
Quando você regar suas suculentas, molhe o solo até que a água escorra pelos orifícios de drenagem. Se seu contêiner não tiver orifícios de drenagem, use menos água.
Não use um borrifador para regar essas plantas. Isso porque a névoa pode causar raízes quebradiças e folhas mofadas. Além disso, você também pode colocar potes em uma panela com água e permitir que a água seja absorvida pelo orifício de drenagem. Então, quando a superfície do solo estiver úmida, remova-o da panela.
5. Mantenha as suculentas limpas
Inevitavelmente, a superfície das plantas pega poeira, principalmente as que situam-se dentro de casa. Esse problema deve ser evitado porque pode inibir o crescimento da suculenta. Por isso, limpe as folhas delicadamente com um pano úmido e use um pincel macio para chegar aos pontos difíceis de alcançar.
6. Escolha um recipiente com drenagem
Suculentas não gostam de ficar em solo encharcado, então a drenagem é importante para evitar o apodrecimento. Por essa razão, seu recipiente deve ter um orifício de drenagem para permitir que o excesso de água escape. Assim, os potes de terracota são ideais para iniciantes.
7. Plante Suculentas no solo certo
As suculentas precisam de solo que drene, então o solo de envasamento regular – ou a sujeira do seu quintal – não bastam. Por isso, escolha solo de cacto ou misture solo para envasamento com areia, pedra-pomes ou perlita. Atenção, as raízes suculentas são muito frágeis, por isso seja gentil ao manusear.
8. Livre-se dos insetos
Nesse sentido, as pragas não devem ser um problema para as suculentas de interior, mas ocasionalmente você pode ter que lidar com insetos. Os mosquitos são atraídos por suculentas plantadas em solo muito úmido e sem drenagem adequada. Para se livrar de ovos e larvas, borrife o solo com álcool isopropílico a 70%.
Mealybugs são outra praga que os proprietários suculentos têm que lidar. Água em excesso e fertilização em excesso são as causas comuns de cochonilhas. Afaste as plantas infectadas de outras suculentas e borrife álcool isopropílico a 70%.
Quais suculentas gostam de sombra?
Apesar da maioria das suculentas preferir sol, existem muitas que gostam de sombra. Elas apresentam tamanhos, formatos e cores únicas. Para te ajudar na escolha, trouxemos 4 espécies de suculentas de sombra para você cultivar.
Seja em vasos, jardins verticais, cachepôs e jardins com pedra, aposte em uma suculenta de sombra que você não irá se arrepender!
Dedo de Moça
As suculentas denominadas dedo de moça ou rabo-de-burro são plantas de sombra. O fato de serem pendentes faz com que sejam muito utilizadas na decoração de paredes de ambientes internos e externos. Elas são capazes de atingir até 1m de comprimento, são muito resistentes e demandam pouca manutenção.
Suculenta Zebra
Originária da África do Sul, ela apresenta tamanho médio e pode atingir até 20 cm de altura. As folhas dessa suculenta são grossas, triangulares e pontiagudas com “verrugas” brancas que se destacam com contraste entre elas e o fundo verde escuro.
Essas suculentas de sombra embora pequenas, são muito resistentes a baixas temperaturas e pragas.
Barba de Moisés
Essa suculenta gosta de luz difusa e meia sombra. Também conhecida como lágrimas de bebê, é muito utilizada na forração de jardins, mas também pode ser cultivada em outros lugares, como vasos e jardins verticais.
Arbusto elefante
Essas suculentas de sombra são compostas por folhas verdes, pequenas e arredondadas que podem assumir tons mais escuros dependendo do seu local de cultivo. Também conhecida como mini-jade, ela apresenta um rápido crescimento e deve ser cultivada em solo arenoso.
Qual o melhor lugar para deixar uma suculenta?
As suculentas podem ser colocadas em qualquer local, desde que receba a quantidade ideal de luminosidade que necessita. Além disso, também deve ter o solo correto para seu desenvolvimento.
Ou seja, o melhor lugar para deixar uma suculenta é onde você quiser. Assim, você pode colocá-la em qualquer cômodo da sua casa, até mesmo na sacada ou no jardim, desde que os cuidados sejam feitos.
Porém, segundo o Feng Shui, técnica chinesa que objetiva organizar os ambientes no intuito de atrair boas influências da natureza, existem alguns locais que devemos evitar.
Nesse sentido, não coloque sua suculenta sob espelhos. Apesar de ambos repelirem más energias, juntos podem bloquear um ao outro.
Além disso, evite colocar essa planta no banheiro. Isso porque o ambiente úmido pode enfraquecer a suculenta e matá-la antes que cumpra sua tarefa de afastar energias ruins.
Ademais, mantenha as suculentas longe da sala de jantar. A razão disso é que esse ambiente recebe muitas visitas e é o cômodo da casa que mais atrai vibrações. Então, colocar uma planta como essa nesse local é contraproducente.
Tendência das suculentas na decoração
As suculentas acompanham a tendência dos Jardim Verticais, com maravilhosos quadros verdes que trazem estilo e proximidade com a natureza para dentro de casa.
Composições elaboradas e perfume rústico contrastam em decorações de tons neutros e materiais como Cimento Queimado.
Relacionadas
Relacionadas
Parede de Lousa
Já uma outra dica muito bacana, com toque criativo e que combina com as suculentas, é a Parede de Lousa. Nela você poderá fazer desenhos, colocar frases inspiradoras e também deixar recados. Clique no artigo e veja como fazer a sua, além de muitas fotos inspiradoras de diversos cômodos decorados com Parede de Lousa.
Quadros de Suculentas
Os quadros com composições de diferentes tipos de suculentas, também ganharam destaque na decoração, acompanhando tendências como Selva Urbana, que trazem decoração com plantas para dentro de casa.
Paredes iluminadas, ganham texturas e toque verde com complexas e lindas composições de suculentas, que se transformam em verdadeiras obras de arte!
Veja mais ideias de como inserir a suculenta na decoração!
Como fazer quadros de Suculentas? Veja passo a passo
Confira no vídeo todo passo a passo para fazer quadro de suculentas.
Agora veja na imagem, composição para fazer em casa seu quadro de suculentas.
Decoração com suculentas
Se você está precisando de uma inspiração para colocar as suculentas em algum cômodo da sua casa, não se preocupe! Por isso, trouxemos uma galeria com vários modelos para fazer. Como resultado, temos lixo transformado em decoração e até opções mais sofisticadas.
Como resultado, se você quer uma decoração única e que trará um ar de requinte à sua casa, você com certeza irá gostar dessa opção!
Por outro lado, fofura e delicadeza parecem fazer parte desta decoração. Apesar de possui diversos modelos de vasos, a harmonia é conquistada por meio do estilo de todos eles: o retrô.
Quer deixar os potes de vidro com uma cara nova? Um simples barbante pode transformar sua decoração.
Por fim, essa última decoração é para quem realmente é fã das suculentas. Como resultado, as almofadas combinando com as plantas criam harmonia na sala de estar.
Mini jardim com suculentas
Se você não tem muito espaço em casa mas adoraria ter um jardim, não se preocupe! É possível ter um jardim com uma grande variedade de plantas em um vaso para decorar sua mesa de jantar.
Com criatividade, até mesmo um vaso quebrado pode se transformar em uma obra de arte.
Já pensou em ter um jardim ao lado do seu jardim? Parece redundante, mas um simples vaso de tamanho médio pode se transformar em um jardim repleto de espécies de plantas diferentes.
Suculentas exóticas
Existem mais de 20 mil espécies de suculentas e, com isso, nem sempre seja fácil encontrar uma em específico. As mais difíceis de achar são as espécies coloridas. Então, quando colocadas na decoração, elas dão cor ao ambiente e deixam o cantinho muito mais vivo e sofisticado.
Espécies de suculentas
Por fim, existem algumas suculentas que são mais fáceis de achar. Assim, separamos as mais requisitadas para mostrar exemplos de como elas são lindas e podem fazer parte da decoração da sua casa.
Orelha de Shrek
Na verdade, o nome dessa planta é Crassula ovata gollum, mas vamos combinar, é muito mais parecida com a orelha do nosso ogro preferido do que com o próprio nome original, não é verdade? Além disso, essa suculenta é completamente blindada de doenças ou pragas.
Colar de pérola
A Sunecio rowleyanus, como é cientificamente chamada, é perfeita para os jardins verticais. Isso porque ela é uma planta fina, ou seja, ela não fica para cima e acaba caindo para fora do vaso. Além disso, ela possui pequenas bolinhas que parecem pérolas verdes, por isso carrega o nome de colar de pérola.
Cactos
Esses modelos são um dos preferidos para decoração. Além de serem um charme, há cactos com espinhos de várias cores. Por outro lado, é preciso muito cuidado com eles, apesar de ser uma planta bonita, os espinhos podem causar problemas quando entra em contato com a pele.
Rosa de pedra
O formato florido faz com que ela seja um dos modelos preferidos para decoração. A echeveria elegans, como chamam os biólogos e cientistas, indica que precisa de sol quando suas folhas arredondadas ficam mais alongadas. Ou seja, além de simples de cuidar, ela ainda indica quando precisa de alguma coisa.
Rabo-de-burro
Ao olhar para foto, o nome que a planta carrega já é esclarecido por si só, não é mesmo? Essa é uma ótima opção para colocar ao lado do Colar de Pérola em um jardim vertical. Como citado anteriormente, essa espécie pode chegar a 1 metro de comprimento. Por isso, colocá-la em um local alto irá dar um destaque no cômodo.
Terrário de suculentas
Por serem plantas pequenas e fáceis de transportar, é possível usar a criatividade para ter um vaso decorado. Como resultado, tanto uma lata de milho vazia quanto um vaso esculpido servem para abrigar as suculentas.
A grande dica é usar a criatividade e inovar trazendo seu estilo.
Nostalgia e referências à vida no campo ganharam força na decoração. Este modelo de suculentas decoradas na gaiola, explora esses aspectos.
Que tal reaproveitar as latas de tinta criando uma decoração alegre e divertida?
Quanto mais criativo, melhor!
Os copos artesanais também podem ser excelentes abrigos para diversas espécies de suculentas.
Já os queridinhos da vez são os vasos que são caricaturas. Como resultado, os cabelos dela ficam muito mais lindo assim, não é mesmo?
Além disso, a cor da areia e das pedrinhas ajudam a compor a decoração do pequeno jardim. Afinal, quem é que não gostaria de ganhar um presente desse?
Se você possui uma parede geométrica em seu apartamento, com certeza, eu vaso diferente como esse iria dar um up na decoração.
Aposte em baldes decorativos que estão juntando poeira, pois eles acabam sendo perfeitos para as plantinhas.
Composições criativas para vasos com suculentas
Veja ideias e passo a passo de vaso decorado!
Conclusão
Gostou de saber mais sobre as suculentas? Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre o cultivo, cuidados e onde inserir essa planta na decoração, está na hora de colocar tudo isso em prática.
Por fim, veja mais conteúdos sobre decoração em nossa categoria!
Atualizado e editado por Luiza Mazon.
Fonte: fashionbubbles