Grupo do Whatsapp Cuiabá
Educação

Os 3 incríveis benefícios da leitura na formação das crianças: confira!

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Ler é importante: isso não é novidade. Mas talvez seja mais importante do que você pensa – os benefícios da leitura vão muito além de aspectos meramente cognitivos. Por isso, trata-se de uma atividade a não ser menosprezada ao longo da criação dos filhos.

Siga o Sempre Família no Instagram

O portal VeryWell Family publicou um artigo explicando três razões pelas quais o hábito da leitura é importante para o desenvolvimento das crianças. Confira:

Êxito nos estudos

A leitura é uma habilidade fundamental para a aquisição de conhecimento acadêmico em todas as áreas. Por isso, não é surpresa que indiquem que crianças que leem bem tendem a ter melhores resultados na escola.

A performance acadêmica, mesmo muito mais tarde, no ensino médio e na faculdade, tem muito a ver com as vivências da infância a respeito da leitura. “Ler para o seu filho desenvolve o seu reconhecimento das letras, a sua consciência das palavras e o princípio alfabético”, diz a especialista Dana Reisboard.

Conexão com a sociedade

Quem nunca se sentiu inspirado a partir de alguma leitura, ou pôde, por causa de um livro, conhecer uma realidade e se dar conta do que pessoas em outras condições experimentam?

Pesquisas mostram que o hábito da leitura está ligado ao desenvolvimento da inteligência emocional, da empatia e da compreensão mútua. “É uma atividade social crítica, que permanece no fundamento da nossa sociedade e do seu futuro”, afirma o psicólogo Hirozaku Yoshikawa.

Benefícios para a saúde

“Estudos dizem que ler abaixa pressões arteriais altas, gera neuroquímicos associados com o prazer e ajuda a diminuir batimentos cardíacos acelerados”, diz Molly Ness, especialista em alfabetização e educação .

Os benefícios da leitura estão, pois, associados à serenidade e à felicidade. E também com a promoção de conexão emocional, um fator essencial para a saúde mental, tanto na infância, na relação entre pais e filhos, quanto mais tarde, entre amigos.

Fonte: semprefamilia.com.br

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo