Se você está em busca de uma decoração versátil que serve para absolutamente, qualquer cômodo da casa, está na hora de conhecer a moldura boiserie. Basicamente, ela funciona como uma textura na parede. Além disso, em casos mais criativos, ainda pode servir como moldura de algum quadro, televisão e até papel de parede.
São várias formas para criar o melhor desenho na parede ou no teto. Para garantir personalidade ao cômodo, vale a pena adicionar um pouco de cor ao ambiente. Porém, caso o cômodo já tenha móveis coloridos, o ideal é apostar em uma moldura boiserie de tom neutro. Nesse sentido, continue lendo e confira mais!
O que é moldura boiserie?
É um tipo de revestimento que adorna as paredes com diversas molduras, conferindo um toque sofisticado aos ambientes. Disponíveis em materiais como madeira, gesso, plástico, cimento e poliuretano, as molduras boiseries são fáceis de aplicar e se adaptam bem a diferentes cômodos, como salas de estar e quartos.
Originárias da França dos séculos XVII e XVIII, foram inicialmente criadas para melhorar o isolamento térmico e garantir maior privacidade aos espaços, além de adicionar um elemento clássico à decoração. Na época do estilo rococó, as paredes eram adornadas com detalhes exuberantes e maximalistas.
Com o tempo, evoluiu para se adequar às necessidades contemporâneas. Assim, atualmente, oferece uma ampla gama de opções que atendem desde os estilos mais tradicionais até os mais modernos.
“Sem sombra de dúvidas elas sempre terão seu lugar de destaque no décor de interiores. A mudança está nas características que marcavam os projetos dos séculos passados e que carregam a essência, os valores e os comportamentos que ditavam as grandes residências daquelas épocas”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, que comanda seu escritório homônimo.
Ela, apaixonada pelo recurso, assegura que o caminho é pensar em formas de ressignificar a boiserie no contexto de cada ambiente.
“Sua presença não está apenas no fato de adornar, mas sim de transmitir e valorizar o sentimento desejado”, acrescenta.
Qual boiserie mais prática?
Diferente de como se aplica atualmente, as boiseries eram inicialmente feitas de madeira – bois em francês, o que dá origem à palavra –, sendo esculpidas delicadamente para dar vida aos ornamentos que as fazem tão charmosas.
Com o avanço tecnológico, elas ganharam outros materiais que além de diminuírem o custo de produção, elevaram a durabilidade e não exigem tantos cuidados de manutenção. A arquiteta destaca sua predileção pelo poliestireno justamente por não requerer o uso de massa e o lixamento.
“Como ela já vem pronta, basta colar e, dependendo da cor da parede, não é necessário pintar”, detalha Cristiane Schiavoni.
No período em que surgiram, as de outrora eram bem trabalhadas e repletas de detalhes. Dessa forma, ela ressalta a necessidade de encontrar equilíbrio para a inclusão nos projetos atuais.
“Precisamos usá-las de uma forma mais limpa e sem tantos detalhes”, afirma.
Assim, é muito bem-vinda em dormitórios, demonstrando como mesmo um componente clássico encontra espaço em projetos modernos. Para uma jovem, o item adicionou o romantismo pretendido pela arquiteta Cristiane Schiavoni.
Ela aproveitou as molduras para criar desenhos diversos e de diferentes tamanhos tanto na parede que faceia a cabeceira da cama, bem como do outro lado onde está a televisão e as prateleiras que foram inseridas no centro dos desenhos.
O que combina com boiserie?
Existem várias maneiras de combinar as boiseries nos estilos decorativos atuais e, em se tratando de um item que chama atenção, Cristiane se atenta ao pensamento de enaltecê-lo com a disposição de peças de arte ou mobiliários.
“A boiserie resgata sentimentos e com isso se torna um meio interessante para combinar com peças de memória afetiva ou aqueles adquiridos em leilões e lojas de antiguidades”, observa.
Quanto ao emprego das cores, a arquiteta explana a necessidade de averiguar com cuidado, pois uma vez que as molduras ‘preenchem’ a parede, a decisão tanto pode acrescentar destaque ou mesmo se camuflar.
Ela aponta que ambas as possibilidades promovem uma composição sofisticada, embora com objetivos completamente diferentes. Para exemplificar, uma dessas formas requer pintar a parede de uma cor e a boiserie, de outra.
Por outro lado, também pode-se pintar estes elementos no mesmo tom, pois conforme pontua a profissional, não há uma regra.
“Eu sou mais adepta de acompanhar a boiserie com a cor da parede. Entretanto, esse é um viés que denota a linguagem que gosto de trazer para os projetos”, opina.
Como iluminar boiserie?
A iluminação é outro ponto fundamental e tem como propósito a valorização das boiseries. Para tanto, Cristiane recomenda o uso de uma luminária ou arandela a fim de realçá-las dentro de algumas perspectivas.
Uma delas admite a luz de foco em um jogo de luz e sombra, enquanto que também é possível destacá-la de uma forma mais lavada e sem muito foco na parede para se dispersar de uma forma geral.
Onde aplicar boiserie?
A arquiteta Cristiane Schiavoni defende que as boiseries são bem-vindas em todo lugar da casa e não há contraindicação sobre sua instalação nos ambientes residenciais.
“Podemos considerá-la nos dormitórios, na sala de estar, que eu adoro, no home theater, lavabos e no banheiro, visto que hoje em dia existem boiseries produzidas com materiais resistentes à umidade”, esclarece.
Moldura boiserie na sala
A sala é um dos lugares mais comuns para colocar moldura boiserie. Isso porque é o local onde os moradores costumam receber mais visitas. Logo, é onde as decorações ficam mais concentradas. Desta forma, uma alternativa discreta e ao mesmo tempo transformadora é apostar em texturas clássicas na parede.
O artigo com incrementado com mais algumas molduras de níveis menos, além de criar profundidade garantem um estilo romântico. Além disso, variar nos formatos geométrico é uma excelente opção quando usado de forma delicada e discreta.
Por outro lado, em ambientes mais escuros, aposte em uma moldura boiserie com tom mais claro para dar um ponto de luz e destacado. Porém, outra solução é usar a mesma cor.
A moldura boiserie é, em sua maioria, feita de gesso. Como resultado, é comum ver desenhos muito parecidos com a borda que fica na divisória entre o teto e a parede. Desta forma, o ambiente fica harmônico e com continuidade entre o estilo escolhido.
Parede com tv
Dentre os diversos tipos de moldura boiserie estão a de gesso, madeira e cimento. Basta escolher a que melhor irá combinar com a parede, caso você use a cor do próprio material ou a que tiver um custo-benefício melhor.
Nesta sala, a televisão ficou exatamente na divisória de duas moldura. Ou seja, o que era pra estar errado ficou com uma simetria extremamente satisfatória, não é mesmo?
Por outro lado, uma for muito utilizada na decoração da sala é formando uma espécie de painel para a tv. Além disso, repare que as bordas são espelhadas. Como resultado, o ambiente fica com a sensação de que é maior do que realmente é.
Os retângulos na parede podem ser de vários tamanhos. Afinal, nem sempre as molduras boiserie são ofertadas em um tamanho padrão. Mas sim na medida solicitada pelos moradores.
Por outro lado, esta sala de estar apresenta um combinação entre moldura boiserie. Na parede da tv, que é a central do cômodo, há algumas molduras com formatos irregulares em uma cor metálica.
Porém, na parede ao lado, a proposta é seguir o projeto original. Além disso, há também molduras no teto com desenhos clássico que trazem um toque romântico junto com o lustre.
Os desenhos nas pontas opostas dão personalidade e destaque à área. A mistura do romantismo e da cor escura trás uma sensação de mistério, seriedade e paixão em um único ambiente.
Sala com home office
Por fim, neste último exemplo de molduras boiserie na sala com tv, trouxemos um exemplo de ambiente integrado com home office. A mistura entre os artigos rosa e a cadeira com estofado azul é delicada e, por isso, torna-se harmônica.
Sala de jantar
Brincar com formatos geométricos. Essa era a proposta de decoração quando esta sala de jantar foi planejada. Como resultado, há desenhos diferentes no teto, parede e porta. Porém, todos feitos com linhas retas.
A sala de jantar é um dos cômodos mais utilizados da casa. Isso porque é onde a maioria dos moradores recebe a visita para apreciar uma boa comida. Por isso, é importante que ela possua artigos decorativos que representem a personalidade dos moradores. Por exemplo, usar papéis de parede dentro das molduras boiserie.
A ideia de acrescentar um papel de parede dentro da moldura deixa a decoração mais delicada e personalizada. Afinal, raramente você irá encontrar uma outra pessoa com a mesma ideia que a sua, não é mesmo?
Relacionadas
Relacionadas
Moldura boiserie no quarto
Em terceiro lugar, o cômodo preferido do brasileiro para ter sua moldura boiserie é o quarto. Isso é devido ao artigo decorativo combinar com quase todos os tipos de decoração. Como resultado, estes moradores apostaram na mistura com o estilo industrial.
Por outro lado, para se ter uma ideia do quanto custa uma moldura é necessário saber a medida em metro quadrado. Por exemplo, o preço ficará em torno de R$ 12 a R$ 21 o metro quadrado. Mas, tudo vai depender do material escolhido.
É preciso um profissional muito qualificado para realizar obras de arte no gesso. Afinal, qualquer erro pode ocasionar a perda da peça.
Além disso, variar no formato da moldura é uma excelente ideia para quem quer um modelo original e exclusivo. Para isso, basta usar a criatividade e a ajuda de uma arquiteta para que tudo saia conforme o planejado.
Paredes escuras
Molduras mais grossas, na maioria das vezes, são feitas de madeira. Como resultado, dão um toque mais rústico ao ambiente.
Neste caso, a moldura boiserie serviu para quebrar um pouco da seriedade da parede preta. Além disso, ajuda a destacar a cabeceira da cama rose gold.
Moldura boiserie corredor
Não é porque o corredor é um local de passagem, que não precisa ser decorado. Como resultado, colocar molduras boiserie apenas na parte debaixo da parede é uma ótima ideia para decorar gastando pouco.
Além disso, você pode também fazer uma decoração com fotos, desenhos ou quadros no espaço entre as molduras, como na inspiração abaixo.
Além disso, para fazer esta espécie de porta invisível foi necessário colocar uma faixa da moldura na parte inferior da porta.
Moldura boiserie no hall de entrada
Por fim, o hall de entrada é o local onde os visitantes tem a primeira impressão da casa. Por isso, o local deve ditar o estilo de decoração do lar e representar a personalidade dos moradores. Como resultado, as molduras são de cor diferente da parede.
Por outro lado, a pequena fita dourada na parte interna da moldura oferece um toque delicado e diferente que combina com o restante da decoração.
Por fim, os quadros com formas geométricas dão continuidade à moldura boiserie, como na incrível inspiração a seguir!
Conclusão
Enfim, agora que você já sabe o que é moldura boiserie, onde aplicá-la, como combiná-la e fotos em diversos cômodos, inspire-se para aplicar essa decoração no seu lar!
Além disso, que tal conferir se é bom ter zamioculca em casa? Onde essa planta gosta de ficar? 6 dicas essenciais de como cuidar? Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria de decoração!
Revisado e atualizado por Luiza Mazon.
Fonte: fashionbubbles