Ter uma cozinha planejada pequena significa ter o aproveitamento máximo do espaço, além de garantir funcionalidade e praticidade no dia a dia. Portanto, mesmo que o dinheiro seja um problema, vale a pena fazer uma economia para ter uma cozinha perfeita!
Pensando nisso, reunimos uma série de dicas para ter um cômodo planejado e otimizado. Além disso, são diversas galerias com fotos que servirão de inspiração.
Como é uma cozinha pequena planejada?
Uma cozinha pequena planejada é um cômodo organizado, funcional e com uma decoração que reflete a personalidade dos moradores. Portanto, existem várias formas de ter uma cozinha pequena planejada.
No geral, ela envolve eletrodomésticos e utensílios perfeitamente encaixados em armários planejados. Além disso, se engana quem acha que apenas cozinhas grandes podem ser planejadas.
Pelo contrário, esse planejamento faz ainda mais sentido em ambientes pequenos, onde cada centímetro deve ser aproveitado. Para identificar qual a melhor opção para sua casa ou apartamento, converse com um arquiteto e/ou designer de interiores.
Como planejar uma cozinha pequena e simples?
Uma cozinha pequena planejada é um cômodo que é pensado em cada detalhe, ou seja, desde a construção até a posição da mobília. No geral, esse termo é direcionado um espaço com armários feitos sob medida, mas vai muito além disso.
O primeiro passo é montar um triângulo na cozinha: em cada uma das pontas, ficará a geladeira, a pia e o fogão, que são os requisitos obrigatórios do cômodo. Caso isso não seja possível, como nas cozinhas de apartamento, eles devem ficar um ao lado do outro, de modo que a geladeira fique em uma das pontas.
A partir desse posicionamento, é possível planejar a melhor forma de otimizar o espaço que sobrou. No geral, a marcenaria planejada auxilia tanto na funcionalidade e organização (armários, gavetas e prateleiras), quanto na beleza do espaço.
Além disso, os eletrodomésticos embutidos também estão em alta. Cooktops, fornos e micro-ondas costumam ficar soltos. Porém, com ajuda da marcenaria planejada, é possível criar espaços próprios para o encaixe, para que eles fiquem integrados.
Qual o valor de uma cozinha planejada pequena?
A resposta para essa pergunta depende de qual o tamanho da cozinha e qual é o projeto específico. Por exemplo, para ter uma cozinha pequena planejada em um apartamento, segundo a Habitíssimo, custa em torno de R$ 16 mil.
Esse valor contempla uma reforma em um cômodo de 8 m². Porém, vale destacar que existem diversos critérios que mudam o valor, como os materiais, tamanho, mão de obra na sua cidade, entre outros.
Como gastar pouco em uma cozinha planejada?
Não existe uma receita mágica capaz de diminuir pela metade o orçamento na hora de planejar uma cozinha.
Portanto, a dica é se organizar financeiramente e não ter pressa na hora de pesquisar preço. O valor dos materiais variam bastante de cidade e até na Internet é possível encontrar mais barato.
Dica extra: não tenha vergonha de pedir desconto. As lojas sempre vendem em um valor bem acima do que foi comprado do fornecedor, a fim de conseguir um lucro significativo. Assim, dificilmente eles recusarão dar um pequeno desconto.
Cozinha pequena planejada de apartamento
Mora em apartamento e não sabe como otimizar ou decorar a cozinha? Então, confira os modelos abaixo:
Cozinha pequena planejada simples
Por fim, se você é do time minimalista, com certeza deve estar procurando um modelo mais simples. Assim, veja as fotos a seguir e não se esqueça de salvar seus modelos preferidos:
Cozinha pequena planejada com bancada
Em seguida, trouxemos uma série de cozinhas pequenas planejadas com bancada para te inspirar em uma construção ou reforma.
Fonte: fashionbubbles