Notícias

Eduardo Bolsonaro comemora ida para os Estados Unidos após ter mandato cassado pela Câmara

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1
cassado camara eduardo bolsonaro diz ida estados unidos valeu muito pena

Via @jornalogloboEduardo Bolsonaro (PL) reagiu nesta quinta-feira à cassação do mandato pela Câmara dos Deputados. Segundo o ex-parlamentar, a ida aos Estados Unidos “valeu muito a pena por ter conseguido levar, pela primeira vez, consequências reais” a autoridades brasileiras.

— Cassaram meu mandato exatamente por eu ter feito o que meus eleitores esperam de mim (…) Para mim o que fica é uma medalha de honra. Não é a perda de um mandato. Eu tenho certeza de que essa história ainda não acabou — disse Eduardo nas redes sociais.

A decisão foi tomada pela Mesa Diretora, por atos administrativos assinados pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e demais integrantes da gestão, sem votação em plenário, e publicadas em edição extra do Diário da Câmara.

A Mesa declarou a perda do mandato com base no artigo 55 da Constituição. A decisão afirma que o deputado perdeu o cargo “por ter deixado de comparecer, na presente sessão legislativa, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados”, o que autoriza a cassação automática por ato administrativo.

O parlamentar está fora do país há meses e é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar coagir o Poder Judiciário e ter articulado, nos Estados Unidos, sanções contra autoridades brasileiras, incluindo ministros da Corte.

Com a decisão, assume a vaga o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP).

Por Luis Felipe Azevedo
Foto: Bloomberg
Fonte: @jornaloglobo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.