Grupo do Whatsapp Cuiabá
Economia

Saída recorde de investimentos estrangeiros do Brasil impacta negativamente nos mercados globais

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

A perdeu cerca de R$ 21,2 bilhões de capital estrangeiro no ano de 2024. De janeiro até o fim de março, o Ibovespa acumulou uma queda de 4,53% desse aporte financeiro — o índice, em uma pesquisa com mais de 30 íses. Os dados são da Elos Ayto Consultoria, em parceria com a plataforma Investing.com.

O financeiro mundial teve de se adaptar à queda de juros nos Estados Unidos, visto que a taxa norte-americana é a principal referência para investidores escolherem o destino de seus investimentos. Mesmo com as variáveis, muitos países conseguiram atrair a atenção de instituições financeiras para a economia local.

A Bolsa de Valores da Índia, Nifty 50, conseguiu um aumento de 2,74% de aporte estrangeiro desde o início do ano. A Rússia, que está em guerra com a Ucrânia desde 2022, conseguiu apresentar um aumento de 6,75% para a Moex no mesmo período. O  mercado europeu, Stoxx 500, teve uma alta de 10%. O líder da pesquisa foi o BIST100, da Turquia, com uma de 21,55% em 2024.

O Brasil, por sua vez, não conseguiu acompanhar o ritmo do mercado internacional. Não só ficou para trás, como seguiu uma via totalmente oposta. O resultado negativo para o mercado brasileiro deve-se à instabilidade e à interferência do governo Luiz Inácio Lula da Silva nas empresas estatais e privadas, como a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.html e a Vale.

YouTube videoYouTube video

Entenda por que o capital estrangeiro se assusta com a interferência do governo federal nas empresas

No caso da https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.html, o governo federal vem pressionando o conselho de administração para reter a distribuição de dividendos para seus acionistas. No dia 8 de março, o atrito fez com que a petroleira perdesse R$ 55 bilhões em um dia.

Dividendos são partes do lucro de uma empresa dado às pessoas que investiram na companhia.

O grande prejuízo da estatal e a interferência federal no conselho da https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.html fez com que a oposição acionasse a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que aprovou um convite ao presidente da https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.html, , para explicar as supostas interferências governamentais na companhia.

https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.htmlhttps://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/04/petrobras.html
Lula Afirmou Que O Governo Bolsonaro Não Teve Coragem De Privatizar A Https://Diadeajudar.com.br/Wp-Content/Uploads/2024/04/Petrobras.html Porque Tinha De Passar Pelo Congresso | Foto: Divulgação/Agência Brasil

No caso da Vale, privatizada há 27 anos, o governo Lula contribuiu para a mudança repentina de presidente da mineradora. O conselho da empresa decidiu dar fim ao mandato do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, até o fim de 2024. A ação fez com que um dos membros anunciasse sua saída, alegando interferência política e manipulação no processo.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.