Sophia @princesinhamt
Economia

PT acusa Campos Neto de prejudicar o Brasil com juros a 10,5%

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Partido dos Trabalhadores (PT) voltou a criticar o presidente do , Roberto Campos Neto, no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu .

Em uma postagem no Twitter/X, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “Campos Neto asfixia o Brasil e mantém a segunda maior taxa de juros do planeta”.

“Banco Central bolsonarista mantém taxa de juros abusiva, 10,5% ao ano, a segunda mais alta do mundo. Enquanto o desemprego cai, com o menor índice em 10 anos, Campos Neto continua sabotando o Brasil e nossa economia”, diz o PT, partido presidido pela deputado Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A decisão do Copom foi unânime, ou seja, apoiada até mesmo por Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, indicado ao cargo por Lula e recentemente chamado pelo presidente de “menino de ouro”.

O petista também dá indícios de indicaria Galípolo para o cargo de presidente do BC, quando se encerrar o mandato de Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro, no fim deste ano.

+

PT critica Campos Neto por “rentismo financeiro”

Em nota no site, o PT afirma ainda que, com a decisão do Copom, o país continuará “submetido às rédeas do arrocho monetário”. Segundo a sigla, a justificativa do órgão para manter a Selic em 10,5% ignora o fato de que a inflação e as contas públicas seguem sob controle no Brasil.

“Embora esperado pelo mercado, o congelamento da Selic impede a ampliação da atividade econômica e penaliza os trabalhadores em prol do rentismo financeiro”, enfatiza.

Desde que assumiu o cargo, Lula fez críticas repetidas a Campos Neto. No último mês, depois que sua popularidade caiu significativamente, ele parou com os ataques sistemáticos.


Redação , com informações da Agência Estado

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.