Grupo do Whatsapp Cuiabá
Economia

Previsões indicam redução do PIB para 2023, segundo Boletim Focus do mercado

2024 word1

Os analistas de mercado estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) irá crescer 2,85% em 2023, ante a projeção de 2,89% na semana passada. O projeção de queda no crescimetno do PIB consta do , divulgado nesta segunda-feira, 20, pelo Banco Central.

+ no site da Revista Oeste.

Há quatro semanas, a estimativa do mercado de crescimento do PIB era de 2,9%.

Um gráfico do Boletim Focus mostra a estagnação da expectativa de crescimento do PIB desde setembro. Entre janeiro e maio, houve estabilidade nas projeções, com leve tendência de alta. De junho a setembro, houve crescimento da expectativa.

Boletim Focus PIBBoletim Focus PIB
Boletim Focus Mostra Estagnação Da Estimativa De Crescimento Do Pib Desde Setembro | Foto: Reprodução/Boletim Focus/Bc

Para 2024 e 2025, os analistas de mercado mantiveram as projeções da semana passada de crescimento do PIB em 1,5% e 1,93%, respectivamente.

Boletim Focus projeta queda da inflação em 2023 e 2024

Os analistas de mercado também projetaram a queda da inflação para 2023 e 2024. Neste ano, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche em 4,55%, .

Para 2024, os analistas projetam queda da inflação para 3,91%, ante 3,92% na semana passada. E para 2025, as projeções indicam estabilidade do índice, em 3,5%.

Câmbio e Selic se mantêm estáveis

DólarDólar
deve fechar o ano valendo R$ 5, segundo o Boletim Focus

As projeções para o dólar e para a básica de juros se mantiveram as mesmas da semana passada.

Os analistas estimam que a Selic fechará o ano em 11,75%, 0,5 ponto porcentual abaixo da atual taxa de 12,75%.

Já o dólar, segundo a projeção, deve fechar o ano valendo R$ 5.

Divulgado toda segunda-feira, o resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica e o PIB, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.