Uma pesquisa aplicada pelo Instituto Qualibest mostrou que 68% dos brasileiros possuem contas tanto em banco tradicional quanto em banco digital. Os resultados do estudo foram divulgados nesta semana.
+ Leia mais de Economia em Oeste
O levantamento foi encomendado pela Zoop, empresa do setor de tecnologia para o setor financeiro. Os mais de 880 respondentes estão espalhados por todas as regiões do país.
De acordo com o , a pesquisa buscou mostrar as principais tendências e comportamentos dos brasileiros nos meios de pagamentos disponíveis no mercado, com foco em banco tradicional e banco nativo digital.
Menores taxas, rapidez, facilidade e menor burocracia surgiram entre as motivações alegadas por aqueles que têm contas em bancos digitais.
A parcela que afirmou não ter conta em nenhum banco digital afirmou não ver os alegados diferenciais. Além disso, essa amostra destacou ter apego às agências físicas e relatou ter dúvidas quanto à segurança por parte dos bancos digitais.
Leia também:
Ainda de acordo com o estudo, há diferenças quando se considera o sexo e a idade dos entrevistados: homens, normalmente, têm contas nos dois tipos de bancos, sendo que quase um quarto dos mais jovens — de 18 a 34 anos — possui conta somente em banco digital, e os mais velhos – acima de 55 anos – ainda são os que mais têm conta somente em banco tradicional.
Bancos digitais versus bancos tradicionais
A pesquisa indica, por fim, uma possível tendência de ascensão dos bancos digitais, que têm conquistado cada vez mais espaço no mercado financeiro brasileiros.
Dos respondentes da pesquisa do Instituto Qualibest, 48% eram homens e 52% mulheres. Por região, a presença no levantamento se deu, a saber, da seguinte forma: 8% do Norte, 25% do Nordeste, 8% do Centro-Oeste, 44% do Sudeste e 15% do Sul. De todos os entrevistados, 45% estavam localizados em capitais.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
Fonte: revistaoeste