O esperado Pix por aproximação vai finalmente começar a funcionar na semana que vem.
Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o anúncio oficial será na segunda-feira, dia 4 de outubro.
Na prática, para fazer transferências, basta o usuário aproximar o celular da máquina de cartão e o pagamento é feito, com senha ou o reconhecimento facial. É igual ao sistema que já fazemos para compras com cartão de crédito. Outra novidade será o Pix agendado. Entenda abaixo.
Como será
O economista Roberto Campos Neto comparou o Pix por aproximação com a carteira Wallet que existe hoje nos celulares.
“Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, explicou.
A declaração foi dada no evento Lide Brazil Conference London, organizado pelo grupo Lide.
Leia mais notícia boa
Será gradual
O Pix por aproximação foi regulamentado agosto, com promessa de implementação seria obrigatória a partir de novembro, como acontecerá. Mas a obrigatoriedade da nova medida vai entrar em vigor de forma gradual, informou a CNN.
Agora em novembro, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade.
Já as demais instituições, terão prazo para implementar até janeiro de 2026.
As instituições financeiras que quiserem ofertar o novo serviço terão que implementar mecanismos de comunicação via NFC, para o pagamento por aproximação.
Banco do Brasil pioneiro
Em parceria com a Cielo, o Banco do Brasil começou este mês a implementação do pix por aproximação
O projeto-piloto permite que correntistas do BB possam fazer compras apenas aproximando o celular da maquininha da Cielo, em estabelecimentos comerciais habilitados em Brasília e em São Paulo.
Para fazer pagamentos de até R$ 200, basta o cliente abrir o aplicativo do BB, clicar em “Pix por aproximação” e fazer a autenticação no app.
Para valores superiores a R$ 200, o cliente tem que digitar a mesma senha que já usa no Pix tradicional.
Pix agendado
Outra novidade é o Pix agendado. A patir de segunda-feira, 28, a novidade poderá ser usada para agendar pagamentos de despesas como mesada, professor particular, doações e remessas.
O Pix agendado permite que pessoas físicas e jurídicas usem a novidade para de transferir de valores fixos na data escolhida.
O BC decidiu tornar o Pix Agendado obrigatório para todos os bancos em resolução publicada em dezembro de 2023.
Fonte: sonoticiaboa