Grupo do Whatsapp Cuiabá
Economia

Brasil deve perseguir a meta fiscal para alcançar estabilidade econômica, afirma Campos Neto

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

O presidente do , , ressaltou a importância de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perseguir a meta de resultado primário.

“É importante sempre o equilíbrio entre receitas e gastos, a gente vê que o governo está fazendo uma força”, disse Campos Neto na quarta-feira 7 durante o evento Blue Connections, promovido pelo Meio & Mensagem. “É muito importante porque tem conexão direta com a taxa de juros e com processos de queda da taxa de juros.”

A meta de resultado primário, sendo as receitas menos as despesas — sem contar o pagamento dos juros da dívida pública — para é zero, conforme o Contudo, essa meta é considerada difícil de ser alcançada pelo mercado.

O presidente do BC disse ainda que, comparando o Brasil com outros paí emergentes, ele tem o menor diferencial entre a taxa real de juros e a neutra, que não acelera e não freia a economia.

“O que importa para saber se [a taxa real] tem eficiência ou não no controle da inflação é qual a diferença da taxa para a taxa neutra”, continuou. “Se está acima, está freando a economia, se está baixo, estimulando.”

Para Campos Neto, a taxa de juros real no Brasil é muito alta, porém, a taxa neutra também, por questões estruturais. Conforme ele, a inflação de serviços estava diminuindo em uma velocidade maior do que o esperado e o BC tenta identificar o que deriva de serviços intensivos em mão de obra.

Campos Neto comenta inflação

Mercado InflaçãoMercado Inflação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Sobre a inflação, Campos Neto disse ser difícil imaginar que vá diminuir mais sem uma queda específica na inflação de serviços no mundo, relacionado ao cenário do concorrido.

O presidente do BC, contudo, ponderou que cada país possui um peso para serviços. No entanto, que, em geral, a inflação do grupo é resiliente. “No mundo emergente, está meio embolado, mas com alguns países já no padrão histórico, até um pouco melhor. No mundo avançado, não.”

Por fim, Campos Neto declarou que enquanto a inflação dos países emergentes caiu para um padrão passado, depois da pandemia, nos países avançados ela continua bem acima do padrão histórico.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.