James Howells poderia ser um multimilionário hoje, por ter investido na criptomoeda Bitcoin em 2009. Em vez disso, o galês é considerado a pessoa mais azarada do século XXI, pois acidentalmente despejou esses mesmos Bitcoins em um aterro sanitário em 2013.
Sua incrível história correu o mundo e agora se tornará o tema de uma nova série documental que também explora seus esforços para recuperar os tokens digitais. Mas o que exatamente aconteceu naquela época?
737 milhões de euros jogados no lixo: a busca desesperada de James Howells por um disco rígido
Quando a criptomoeda Bitcoin chegou ao mercado em 2009, ela era praticamente inútil. Mesmo assim, o engenheiro de computação britânico James Howells adquiriu oito mil unidades e as armazenou em um disco rígido.
Em 2013, porém, o dispositivo de armazenamento foi parar no lixo: a então namorada de Howells e mãe de seus dois filhos, sem saber, o jogou em um aterro sanitário em Newport, País de Gales, como ela mesma revelou ao Daily Mail em novembro de 2024. Logo após esse acidente, o valor dos Bitcoins aumentou significativamente, razão pela qual Howells tem tentado, em vão, recuperar o disco rígido inestimável. Compreensível, porque, às taxas de câmbio atuais, sua compra valeira mais de 737 milhões de euros hoje.
A luta de Howells por essa fortuna descartada há muito se tornou legal. Desde que a cidade de Newport negou seu acesso ao aterro sanitário após anos de buscas infrutíferas, ele chegou a recorrer à justiça.
Como noticiou a BBC em janeiro, seu pedido de permissão para acessar o aterro ou uma indenização de 495 milhões de libras (aproximadamente 573 milhões de euros) foi indeferido. Você pode conferir no vídeo abaixo:
O homem de 39 anos agora considera entrar com uma ação judicial no Tribunal Europeu de Direitos Humanos para apresentar sua perspectiva e talvez ainda conseguir acessar o tesouro digital. Em breve, Howells poderá contar sua história por outro caminho.
Nova oportunidade para “milionário” do Bitcoin graças a uma série documental?
De acordo com a BBC, a produtora americana LEBUL garantiu os direitos da história de Howells e a explorará em detalhes na série documental planejada The Buried Bitcoin: The Real-Life Treasure Hunt of James Howells.
Howells está animado para compartilhar sua perspectiva e vê a produção como uma nova oportunidade:
Esta é a primeira vez que consigo mostrar ao mundo exatamente o que queremos fazer no aterro sanitário. Depois de assistir a este documentário, as pessoas não acharão que é um plano maluco, mas sim que é totalmente viável.
A série, que a LEBUL está promovendo como um “thriller tecnológico live-action”, está programada para ser gravada no segundo semestre e lançada em outubro ou novembro de 2025. Ainda não está claro onde exatamente. Howell já recebeu mais de 200 pedidos para filmar sua história. Ele diz que o motivo pelo qual concordou agora tem a ver com o timing. É o momento certo.
Quais são as chances de Howell receber seu dinheiro?
Como escreve o site de TI Golem, Howells não deve alimentar muitas esperanças de riquezas tardias, no entanto. Mesmo que o disco rígido seja encontrado, é improvável que os dados armazenados nele possam ser recuperados devido aos anos de exposição as condições climáticas.
Mas, apesar de todos os contratempos e das poucas perspectivas de sucesso, Howells continua a “recusar-se a desistir da luta”, como ele mesmo declarou.
Fonte: adorocinema