O presidente dos Estados Unidos, , anunciou a imposição de tarifas a países que também aplicam taxas a produtos norte-americanos. Ele deu a declaração nesta quinta-feira, 13, na rede social Truth Social.
De acordo com a Casa Branca, essa decisão não entra em vigor imediatamente. O objetivo do governo norte-americano é dar tempo aos países para que negociem novos acordos com os EUA. México, Canadá e Brasil, por exemplo, podem ser afetados.
A partir dessa decisão, assessores de Trump vão avaliar as práticas comerciais dos países e vão propor taxas proporcionais às aplicadas aos norte-americanos.
Donald Trump quer restaurar a “segurança nacional”
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Donald Trump informou que iria propor um sistema tributário “nivelado”. “Os outros países podem reduzir ou eliminar suas tarifas.”
Na sexta-feira 7, o presidente da , Mike Johnson, disse à agência britânica Reuters que o governo norte-americano faria o anúncio na semana seguinte. Johnson afirma que os EUA devem garantir um tratamento justo por parte de outros países.
Além disso, na terça-feira 11, a Casa Branca emitiu uma nota para destacar as medidas de Trump, . De acordo com o governo norte-americano, o objetivo é combater “as práticas comerciais que prejudicam a segurança nacional”.
“O presidente Trump está tomando medidas para proteger as indústrias essenciais de aço e alumínio dos Estados Unidos, que foram prejudicadas por práticas comerciais desleais e excesso de capacidade global”, salientou a Casa Branca.
Fonte: revistaoeste