A obra foi selecionada para o festival e recebeu a distinção de “Hors Concours”, que é uma expressão de origem francesa e significa literalmente “fora de série” ou “sem concorrência”. Ela é utilizada para produções que se destacam pela sua excelência.
“60 Anos Depois” mergulha nos acontecimentos marcantes da ditadura militar em Mato Grosso. O documentário narra os fatos sob a perspectiva do professor mato-grossense Waldir Bertúlio, testemunha ocular do período (1964-1985), quando muitas informações eram silenciadas. Direção geral de Flávio Ferreira.
A produção conta com entrevistas conduzidas pelo historiador João Carlos, incluindo depoimentos de figuras como Thelma de Oliveira, Gilney Viana, Larissa Freire, Gonçalo Antunes Neto, Daniel Augusto Alves, Sônia Lafoz, Felinto Ribeiro Neto e Eliete Teixeira.
A direção de fotografia ficou por conta do cineasta Luiz Marchetti; e historiadores Cátia Cristina Silva, Francisco Rocha, Márcio Borges e Rafael Adão.
O Cinemato acontece em Cuiabá entre os dias 14 e 20 de julho. Com entrada gratuita, o festival exibirá 48 filmes inéditos para todas as idades no Teatro da UFMT.
Fonte: leiagora