Notícias

Doação de Órgãos em Várzea Grande: Família Presta Homenagem com Captação de Coração, Fígado, Rins e Córneas

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Foi realizado na manhã deste sábado (6), a primeira captação de coração da história do Pronto-Socorro de Várzea Grande. A ação envolveu equipes especializadas vindas da região central do Brasil e também do Nordeste, por meio das Redes Interestaduais de Saúde (RIS), que se deslocaram até a cidade para realizar a captação do coração e do fígado de uma jovem paciente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este também foi o terceiro procedimento de captação de órgãos realizado pelo Pronto-Socorro apenas em 2025, um marco que reforça o avanço da cidade nas políticas de doação e transplantes.

Foram prestadas homenagens à doadora de órgãos em sua saída do hospital. Foto: Reprodução

O momento da despedida também emocionou profissionais e familiares. Um corredor foi formado dentro do hospital, reunindo familiares, amigos, equipe médica e enfermagem, em uma homenagem silenciosa e carregada de gratidão à doadora.

“Seu coração e seu fígado seguirão rumo à Brasília, onde continuarão batendo e fazendo pulsar novas vidas. Seus rins viajarão até Recife levando consigo o solto do amor e a esperança que renasce. Suas córneas irão ficar em Cuiabá, onde novos olhos voltarão a ver a luz do amanhecer. Milena segue agora em caminhos da eternidade, espalhando vida, aonde antes havia esperança, semeando o amor, aonde a dor insistia em ficar”, homenageou um familiar.

A ação contou com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, equipe do CIOPAER, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Secretaria Estadual de Saúde, garantindo segurança e agilidade durante toda a operação.

Por se tratar de um órgão extremamente sensível, o coração foi transportado até um ponto de apoio próximo ao Pronto-Socorro e, de lá, levado de helicóptero até o aeroporto. O procedimento precisou seguir rigorosamente o tempo máximo de quatro horas entre a retirada e o transplante no paciente receptor. Já o fígado seguiu para outra região, por via terrestre e aérea, conforme protocolo da Central de Transplantes.

Durante a operação aérea, um gesto de solidariedade chamou a atenção: o morador Junco Garcia cedeu o próprio quintal para o pouso do helicóptero, garantindo que a transferência ocorresse com mais rapidez.

A primeira captação de coração realizada em Várzea Grande simboliza um avanço expressivo para a saúde pública e reforça o compromisso em transformar vidas por meio da solidariedade e do cuidado.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.