Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil este mês
A ABNT lança a PR 1025, nova norma que padroniza a qualificação de mecânicos de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Conheça os 3 níveis de especialização em alta tensão.
Com o mercado de veículos elétricos e híbridos em franca expansão no Brasil, a segurança e a qualificação profissional para lidar com essa nova tecnologia tornaram-se prioridades. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de apresentar a ABNT PR 1025, uma nova e crucial diretriz que estabelece um padrão técnico nacional para a atuação segura de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão nesses automóveis.
Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil em novembro
O documento foi desenvolvido através de um esforço colaborativo, envolvendo montadoras, entidades do setor, oficinas especializadas e centros de pesquisa. Pela primeira vez no país, a PR 1025 consolida as habilidades, conhecimentos e responsabilidades indispensáveis para os profissionais que interagem com a corrente contínua e os complexos sistemas elétricos de alta voltagem desses veículos.
“O crescimento acelerado do mercado brasileiro de veículos elétricos exige profissionais preparados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão,” destaca o presidente da ABNT, Mário William Esper, sublinhando a importância da iniciativa.

Três Níveis de Especialização para a Segurança
A principal função da PR 1025 é servir de fundamento técnico para a criação de treinamentos, processos de certificação e, acima de tudo, para garantir a segurança no ambiente de trabalho. A norma define três níveis de especialização para a mão de obra, estabelecendo um caminho claro de progressão profissional e segurança:
| Nível | Escolaridade Mínima | Experiência Profissional | Atuação Principal |
| Nível 1 | 5º ano do Ensino Fundamental | 4 anos como ajudante ou 2 anos como mecânico automotivo | Reparo exclusivo de sistemas mecânicos e no interior do veículo. |
| Nível 2 | Ensino Médio + Curso Profissionalizante em Elétrica/Eletrônica Automotiva | 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico automotivo | Reparo mecânico, elétrica de baixa tensão (12V) e suporte a mecânicos de veículos elétricos. |
| Nível 3 | Ensino Técnico/Superior em Tração Elétrica Automotiva | 1 ano como mecânico automotivo de tração elétrica (alta-tensão e bateria) | Reparo mecânico, elétrica de baixa e alta-tensão, remoção/instalação de motor/bateria de tração, e gestão de atividades. |
Competências Abrangentes
As exigências para a capacitação vão além da experiência prática e escolaridade. O novo padrão engloba uma série de competências cruciais, como segurança do trabalho, uso correto de instrumentos de medição, capacidade de análise de riscos, domínio de conhecimentos elétricos e o alinhamento com normas nacionais e internacionais. A diretriz visa, assim, profissionalizar de forma completa um setor vital para o futuro da mobilidade no Brasil.
A segurança é elétrica! 🔌 Comente: A nova norma vai acelerar sua transição para um carro híbrido ou elétrico?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






