TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Cinema

Diretor lendário leva obra-prima ao tribunal em caso de plágio: uma história insuperável

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma mistura tragicômica de e um confronto com a pobreza, a doença e a solidão: não é apenas um dos maiores sucessos de , mas também um dos filmes favoritos do mestre da direção e regularmente citado nas listas dos .

Além disso, o clássico adorado, tão engraçado quanto comovente, foi imitado e referenciado inúmeras vezes – inclusive em , e . Mas o original nunca foi superado.

É disto que se trata Em Busca do Ouro

Um garimpeiro solitário (Chaplin) junta-se à corrida do ouro no Alasca. Mas ele não foi feito para o clima adverso: neve, gelo e vento lhe dão trabalho! Sua falta de sorte na prospecção também o afeta: até mesmo o muito mais competente Big Jim McKay (), com quem faz amizade, está morrendo de fome!

2025 word2

Charlie Chaplin Film Corporation

Quando um assassino fugitivo (Tom Murray) e a dançarina Georgia () entram em cena, confusão, erros e desgosto são inevitáveis. Mas será que uma pequena pepita de sorte ainda pode cair nas mãos do garimpeiro?

Um filme, duas versões

Quando Em Busca do Ouro estreou nos cinemas, era um filme mudo. Mas em 1942, Chaplin reformulou sua obra: acrescentou um narrador, efeitos sonoros, uma edição mais precisa e removeu uma subtrama que não lhe agradava. O compositor Max Terr também compôs a música original para a fuga melancólica e mordaz de Chaplin.

No entanto, na década de 1950, ele exigiu que todas as cópias da versão original fossem confiscadas e destruídas. Para isso, Charlie moveu ações judiciais internacionais contra distribuidoras de filmes que não colaboraram. Graças a essa desobediência, devemos o fato de que a ainda existe – embora com qualidade de imagem inferior.

Independentemente da versão, Em Busca do Ouro demonstra de forma impressionante a genialidade latente em Chaplin, que confere ao interlúdio superficialmente tolo uma base emocional significativamente mais complexa.

O filme está na assinatura premium do Prime Video e do Globoplay.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.