O diretor da Escola Estadual Liceu Cuiabano, professor Lucas Vaz, quebrou o protocolo durante palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e agradeceu ao magistrado pela atuação em defesa da regulamentação da união homoafetiva no Brasil.
“Agradecer, como homem gay, pela luta que o senhor travou por muitos anos pela regulamentação do tratamento igualitário no Brasil. Muito obrigado”, afirmou Vaz, sob aplausos dos estudantes que lotaram o auditório da escola na segunda-feira (18), durante o projeto “Diálogos com a Juventude”.
Em 2011, ainda como advogado, Barroso foi o autor da ação que levou o STF a reconhecer o casamento homoafetivo. Por unanimidade, a Corte equiparou a união homoafetiva à união estável, decisão que permitiu a formalização em cartório de casais em todo o país.
Ao final do evento, o ministro conversou com a imprensa, posou para fotos ao lado do diretor e o parabenizou pela manifestação pública.
Durante a palestra, Barroso abordou sua trajetória de vida, incentivou os jovens a perseguirem seus sonhos e destacou a importância da democracia, além de comentar sobre o avanço das tecnologias e o impacto da inteligência artificial.
O presidente do Supremo ressaltou que a democracia é um regime em que todos têm direito a participar do debate público, votar, se candidatar e expressar suas opiniões.
Fonte: Olhar Direto