Na década de 2010, foi a musa de . Com o cineasta, ela estrelou em (2012), (2013) e (2015). Com o primeiro filme, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz e sua colaboração com o diretor consolidou seu status como uma das maiores atrizes vivas. No entanto, Russell é um cineasta controverso. Ele foi criticado por seu estilo agressivo no set e fez chorar. Lawrence, porém, afirma que nunca se sentiu humilhada trabalhando com ele.
“Com David, eu sentia que essa era a maneira dele de se comunicar, direta. Nunca senti que ele estava me humilhando ou gritando comigo”, disse a atriz ao The New York Times. “Se ele não gostasse de algo, ele simplesmente dizia: ‘Isso foi terrível. Droga. Faça melhor.’ E era uma conversa muito útil. Como? Eu não sei. ‘Mais devagar! Não fale tão alto!’ Não sou sensível. Não sei como alguém pode ser sensível nesta indústria.”
O atrito entre Amy Adams e David O. Russell
Em 2016, Amy Adams, que trabalhou com Russell em Trapaça, contou à GQ que o diretor a fez chorar no set e que , outro membro do elenco, teve que intervir para aliviar a tensão. “Talvez ele tenha sido mais duro [com Amy Adams] do que comigo”, disse Lawrence.
Adams, por sua vez, disse há quase uma década: “Jennifer não se deixa afetar por nada disso. Ela é como Teflon. E eu não sou como Teflon. Mas também não gosto de ver outras pessoas sendo maltratadas. Não acho certo. Para mim, a vida é mais importante que os filmes. Isso realmente me ensinou a separar o trabalho da vida pessoal. Porque eu pensava: ‘Não posso levar essa experiência para casa para a minha filha'”. Como ela acrescentou: “Fiquei realmente devastada no set. Quer dizer, não todos os dias, mas na maioria dos dias”.
Já Christian Bale confirmou em 2022 à GQ que o incidente ocorreu e que ele teve que mediar a situação entre a atriz e o diretor. “Você está lidando com dois talentos incríveis… quando você trabalha com pessoas do talento criativo da Amy ou do David, é normal haver surpresas. Mas eles são fenomenais. Além disso, você tem que lembrar que a natureza dos personagens também teve um papel importante. Certo? Esses personagens não tinham medo de nada, tinham?”, disse ele.
Além disso, Russell também foi acusado, em dezembro de 2011, de agressão sexual por sua sobrinha, Nicole Peloquin. O caso foi arquivado por falta de testemunhas.
Fonte: adorocinema






