Sophia @princesinhamt
Política

Dino declara que investigações sobre o caso de Marielle Franco nunca pararam

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse, nesta terça-feira, 23, que as investigações sobre o assassinato da ex-vereadora do Psol Marielle Franco nunca ficaram paradas. Na ocasião, o ministro comentava sobre a .

Segundo Dino, ele possui apenas “informações gerais” sobre o caso e que o detalhamento das investigações estão com os delegados da Polícia Federal (PF), que atuam no caso.

“A investigação é conduzida de modo cooperado entre a PF e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro”, disse o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Houve uma delação, firmada e homologada [Queiroz]. O desdobramento daquela delação pode levar a outras delações. Jamais esse caso ficou parado. Neste momento, existe alguma outra delação? Que eu tenha notícias, não. Juridicamente, não. Posso dizer que há muita confiança da PF e do MP.”

A informação relacionada a Brazão veio a tona hoje após uma reportagem do portal The Intercept. No domingo 21, o jornal O Globo Contudo, segundo o jornal, o STF ainda precisa homologar o ato.

Ao ser interpelado sobre o prazo para concluir as investigações, Dino explicou que ainda não possui uma estimativa, pois se trata de uma investigação “complexa”. Além disso, ressaltou que acha “imprudente” ficar “cravando” informações sobre o caso.

Segundo o ministro, a elucidação do caso ficará para a gestão do novo comandante da pasta, Ricardo Lewandowski, que assume o posto em 1° de fevereiro.

“Provavelmente, quem estará aqui para anunciar o resultado dessas investigações, que eu não sei quando será, já será o meu sucessor”, disse. “Mas o que foi feito nesse período foram atos decisivos para o esclarecimento do caso.”

O assassinato de Marielle Franco era investigado pela Polícia Civil do RJ. Contudo, em fevereiro do ano passado, Dino determinou à PF a abertura de um inquérito sobre o caso. O intuito era ampliar a colaboração nas investigações.

Lessa é apontado como o principal suspeito da autoria dos assassinatos, depois de um acordo firmado com Élcio Queiroz, motorista do carro. Na delação, Queiroz disse que Lessa era o autor dos disparos e que o crime era pessoal.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson foram assassinados a tiros na noite de 14 de março de 2018. Na ocasião, ambos voltavam de um evento no centro do Rio de Janeiro.

2025 word32025 word3
Ricardo Lewandowski, Novo Ministro Da Justiça, Recebendo O Broche Da Pasta De Seu Antecessor, Flávio Dino | Foto: Rute Moraes/Revista Oeste

Como mostrou Oeste, mais cedo, Dino se reuniu com Lewandowski no Palácio da Justiça.

O nome de Lewandowski e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira 22.

Os principais secretários do MJ da atual gestão também estavam na reunião. Além disso, cinco dos seis nomes anunciados por Lewandowski para compor o ministério também estiveram presentes.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.