Francês, de sal, filão, cacetinho… os nomes variam de região para região, mas uma coisa é certa em todos os lugares: o pão tem validade curta, ficam duros e secos bem rápidos. Você compra pela manhã e, poucas horas depois, já está seco e murcho. No entanto, existem alternativas para que dure mais tempo.
Veja dicas de como manter o pão macio por mais tempo:
Guarde do jeito certo
Para preservar a textura macia e a casquinha crocante, o ideal é, ao chegar em casa, tirar do saco de papel e guardá-lo em saco plástico bem fechado ou em uma caixa específica para pães. Assim, ele pode durar até três dias em temperatura ambiente. Pães doces, que contêm ovos, ressecam ainda mais rápido e também devem ser protegidos com plástico.
Sobrou? Congele!
Se você comprou demais, uma alternativa simples é congelar. Basta colocar os pães em sacos próprios para freezer e armazenar por até 30 dias. A dica também vale para aqueles maiores, como os de fermentação natural, que podem ser fatiados antes do congelamento.
Amanhecido
“Ressuscitar” aquele pão endurecido é possível. Basta umedecer levemente com algumas gotas de água e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 5 minutos. O resultado é um pão quentinho, crocante por fora e macio por dentro.
Na airfryer, o processo é o mesmo: 180 °C por 5 minutos. Já no caso dos pães fatiados congelados, a torradeira funciona bem, deixando a aparência com uma leve tostada.
E aqueles que viraram pedra?
Há um truque curioso que funciona: passe o pão rapidamente em água corrente ou mergulhe em uma bacia, apenas por alguns segundos, e leve ao forno. A umidade devolvida à massa garante uma regeneração surpreendente.
Assim fica fácil manter o pão sempre fresquinho pra começar bem no café da manhã.
Fonte: primeirapagina