Turismo

Dicas essenciais para lidar com perda de voo de conexão

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1



  • Com as passagens pagas, hotéis reservados e os itinerários planejados, perder um voo de conexão pode ser frustrante. O ideal, em um primeiro momento, é se dirigir ao balcão de atendimento da companhia aérea e relatar o problema. Um exemplo real: um voo de Guarulhos para Fernando de Noronha com conexão em Recife. Caso os dois trechos façam parte de uma mesma reserva, e o voo de Guarulhos tenha atrasado, resultando na perda do voo para Noronha, a aérea é obrigada a reacomodar o passageiro no próximo voo.

    Fique atento ao relógio durante todo esse trâmite porque as áreas devem oferecer assistência material conforme o tempo de espera: a partir de uma hora, a companhia deve oferecer acesso à comunicação, como telefone e internet; a partir de duas horas, deve oferecer alimentação, que pode ser voucher ou reembolso; no caso de tempo superior a quatro horas, o consumidor tem direito a hotel. Se isso implicar em um pernoite, hospedagem, alimentação e transporte de ida e volta ao hotel devem ser garantidos pela aérea.

    Outro direito do passageiro, em casos de atrasos superiores a 4 horas ou cancelamento do voo, é a opção de reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, o que dificilmente costuma ocorrer porque, afinal, o viajante está no meio do caminho. O passageiro tem o direito, se preferir, de voltar à cidade de origem, o que for mais conveniente. Se houver mais conexões no trajeto, mas o passageiro preferir não utilizá-las, o reembolso também deve cobrir os trechos não realizados.

    Siga

    Repetindo: a conexão só é garantida se os dois ou mais trechos estão sob a mesma reserva, ainda que sejam companhias parceiras. Caso o passageiro tenha comprado separadamente os trechos de Guarulhos a Recife e de Recife para Fernando de Noronha, em caso de atraso e perda do voo o viajante deverá arcar com uma nova passagem para Noronha. Entenda as diferenças entre escala, conexão e stopover.

    Dicas no caso de atraso

    Uma maneira de diminuir a chance de passar por este problema, ainda na hora da compra, é estar atento ao tempo de intervalo entre voos: o melhor é buscar voos mais espaçados, para dar tempo de desembarcar de uma aeronave e embarcar em outra. No caso de voos nacionais, pelo menos uma hora e meia. No caso de voos internacionais, por conta de procedimento de imigração e coleta de bagagem, considere de três a quatro horas entre um voo e outro. E evite, sempre que possível, a troca de aeroporto (confira bem antes de efetuar a compra da passagem).

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.