Em um ano, os brasileiros fizeram cerca de 1 milhão de pedidos em pizzarias e compraram outras 340 mil pizzas congeladas em supermercados. Os números foram reunidos pela VR Benefícios para marcar o Dia Mundial da Pizza, comemorado nesta quinta-feira (10).
O gasto médio por pedido em pizzarias ficou em R$ 64 entre maio de 2024 e maio de 2025, chegando a R$ 72,47 nos meses mais recentes. Já as congeladas custam, em média, R$ 12,65, quase 85% mais baratas, e movimentaram cerca de R$ 4 milhões no período.
O levantamento também captou hábitos de consumo, a pizza é majoritariamente uma refeição compartilhada, consumida com a família por 95% dos entrevistados e com amigos por 46%. Os fins de semana concentram a maior parte da demanda, sendo 75% no sábado, 61% na sexta e 48% no domingo.
Os sabores mais pedidos são os clássicos: a marguerita lidera com 20%, seguida por calabresa (17,3%) e quatro queijos (12%).
O formato “meio a meio” é a escolha de 92% dos consumidores, evidenciando a busca por variedade. Há também espaço para combinações inusitadas, como estrogonofe, sushi e hot dog, preferidas por 18,5%.
Entre as preferências declaradas, a massa fina aparece em 68% das respostas, e a grande, com oito fatias, segue como o tamanho ideal. Na forma de pedir, predominam os aplicativos de delivery (65,5%), mas ainda são comuns pedidos por WhatsApp (45,5%) e telefone (35,5%).
Mesmo com a versão congelada em alta, os dados mostram que a pizza segue como um prato social, consumido majoritariamente fora de casa ou em ocasiões coletivas, mantendo sua força como um dos símbolos mais tradicionais da mesa brasileira.
Fonte: primeirapagina