Faltando pouco dias para o Dia dos Pais, o comércio deve ficar movimentado com os consumidores que deixaram para comprar os presentes na última hora. De acordo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 12,9 milhões de consumidores devem comprar os presentes nestes dias que antecedem a data.
De acordo com o levantamento, 38% dos consumidores pretendem comprar o(s) presente(s) na primeira semana de agosto e 35% no mês de julho, enquanto 12% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Pais. No total, a data deve levar 106,3 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços.
O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta sobre os riscos ao orçamento ao deixar as compras para a última hora.
“Na última hora o consumidor encontra lojas mais cheias, o que dificulta as negociações e também o processo de pesquisa de preços. O recomendado é, mesmo na pressa, estabelecer um limite de gastos para não atrapalhar o orçamento”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Metodologia
Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia dos Pais deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 910 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,3 p. p. e 4,0 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: De 30 de junho a 07 de julho de 2025.
Fonte: cenariomt