Após aulas de costura, criação, desenho e confecção, além do resgate de técnicas ancestrais como a estamparia manual, alunos do Projeto Niara vão apresentar as peças produzidas em um desfile, com direito a uma passarela na rua Eva Maria de Jesus, na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande. A apresentação será nesta quarta-feira (20), no Dia da Consciência Negra.
O Niara é um projeto financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), que permite a valorização das comunidades quilombolas através da moda, expressões culturais e artísticas, e que transmite valores das tradições e identidades culturais.
A exposição das peças no desfile marca o encerramento do projeto na comunidade e celebra a representatividade e negritude no Dia da Consciência Negra.
“A moda ancestral desempenha um papel relevante na promoção da autoestima e no empoderamento da comunidade. Ao criar peças únicas e autênticas que refletem a identidade cultural e a história do povo quilombola, valorizamos a diversidade e riqueza da cultura afro-brasileira.”
Eduardo Inácio, professor e coordenador do Projeto Niara
Festival Niara
Com apresentações culturais, roda de conversa, gastronomia e artesanato, o desfile será realizado a partir das 17 horas, na comunidade Tia Eva.
O tema “Costurando Novas perspectivas de ancestralidade cultural” será o ponto principal da roda de conversa, com os convidados Victor Macaulin, Maria Carol, Fernando Cruz, SoulRa, Rosângela Nascimentos e CJ.
Para animar a galera, a cantora Dany Cristinne começa um show a partir das 19 horas, com DJ Lady Afro e pagode do Tadeu e convidados completando a programação da noite.
Fonte: primeirapagina