De modo geral, os smartphones se comunicam por meio de uma rede de torres espalhadas em pontos estratégicos. O nome “celular”, inclusive, é uma referência a esse modelo, no qual a cobertura se divide em células. A Starlink pretende mudar esse conceito, conectando esses aparelhos diretamente aos satélites. Alguns modelos em uso atualmente já estão preparados para esse tipo de conexão. Um deles pode ser o seu.
O serviço recebe o nome de Direct to Cell. De acordo com a Starlink, lista de modelos aptos para o sinal é formada aparelhos das marcas Apple, Samsung e Oppo, mas nem todos.
Quais celulares se conectam à Starlink?
A lista de aparelhos aptos inclui modelos das linhas iPhone (14 em diante), Galaxy (S22, S23, S24, Z, A53, A54, A55, A33, A34, A35, A13, A14, A15, A7, XCover6 Pro, Z Flip6, Flip5, Flip4, Fold6, Fold5 e Fold4) e Oppo (Find X8 Pro e Reno12).
Contudo, o sistema ainda não está disponível em todos os países, apesar de os satélites de Elon Musk circundarem toda a órbita terrestre — ou seja, sobrevoarem todos os territórios do planeta.
Por enquanto, usuários dos Estados Unidos e da Nova Zelândia podem contratá-lo diretamente da Starlink. A empresa de Elon Musk também anunciou parcerias com operadoras locais para disponibilizar os serviços de conexão direta à internet em outros países.
A lista, por enquanto, inclui três países: Austrália, Canadá e Ucrânia. Até o momento, não há previsão de chegada desse serviço ao Brasil.
Fonte: revistaoeste