Uns preferem consumir do jeito que a terra produz… outros, nem tanto. Mas qual é a maneira mais saudável de preparar os legumes?
Para responder a essa pergunta, o Primeira Página procurou nutricionistas e também foi às ruas, para saber qual o preparo preferido da população.
Ouça a reportagem sobre o tema na Morena FM 🎧
Na casa da cuidadora de idosos, Gleicy Lima, de 45 anos, por exemplo, o vegetal tem que ser cru.
“Eu gosto de sentir a crocância do alimento. Acho mais gostoso. Bom, para o meu netinho eu já faço cozido, né? Para mim, eu já faço cru. Faço raladinha na salada, né? E assim vai”.
Já a costureira Solange Medeiros, de 48 anos, gosta de acrescentar um ingrediente especial. “Eu ralo e coloco bastante temperinho e óleo de oliva”.
O engenheiro elétrico Diego Alves, de 23 anos, considera que a vapor é mais saudável, por isso prefere fazer assim em casa.
“Eu gosto de fazer bastante legumes a vapor. Coloco geralmente os legumes dentro de um saquinho plástico transparente e aí eu coloco dentro da panela elétrica”.
Mas o que dizem os especialistas?
Segundo a nutróloga Larissa Missirian, o que manda no preparado é o tipo de nutriente que buscamos preservar.
“O vegetal cru, por exemplo, mantém mais vitaminas e minerais que podem, sim, ser perdidos durante o cozimento. Porém, ao cozinhá-los no vapor, a perda de nutrientes é bem menor, especialmente em comparação com o método de fervura, onde muitos nutrientes se dissolvem na água e acabam se perdendo. Se você deseja preservar o máximo de nutrientes, a recomendação é optar pelo preparo no vapor”.
Larissa Missirian
Pesquisas mostram que os diferentes métodos afetam o valor nutricional dos vegetais, mas não é tão simples como apenas comparar cru, cozido no vapor ou assado. Assar abóboras, cenouras e batatas-doces, por exemplo, aumenta os carotenoides, pigmentos ricos que são antioxidantes conhecidos por combater a inflamação no corpo. Como reforça o nutricionista Emerson Duarte.
“A dica para os vegetais, os legumes alaranjados, vermelhos, é dar uma pré-cozida neles, fazer a técnica do branqueamento, coloca ali na água fervente 2 minutos no máximo, já tira e consome. Por quê? Ele é rico em carotenoide, que é antioxidante, faz muito bem para o coração e para a pele.”
Emerson Duarte
De acordo com o nutricionista, outra boa dica para aproveitar todos os nutrientes dos vegetais cozidos é reaproveitar a água em outros pratos.
“Os nutrientes ficam na água. Se você fez o cozimento, aproveita a água desse cozimento para preparar outros alimentos, para fazer um feijão, para fazer um arroz, entendeu? Assim, a gente não despreza tanto os nutrientes desse alimento. Uma coisa que eu costumo fazer, eu pego os meus vegetais e cozinho junto com arroz ou junto com feijão. É muito mais prático sujar uma panela só e aproveitar todos os nutrientes de uma vez só”.
Emerson Duarte
O segredo, como sempre, está no equilíbrio.
Fonte: primeirapagina