Trinta e cinco anos se passaram desde que chegou ao fim. Na época, o Brasil não só parava para acompanhar a história de Maria do Carmo (), como também vivia um ano repleto de acontecimentos marcantes, com músicas inesquecíveis e produções que deixavam todos vidrados em frente às telinhas (e telonas)!
Aproveitando que a novela de , na TV Globo, o AdoroCinema convida você a embarcar no túnel do tempo para relembrar – ou descobrir, dependendo da sua idade! – tudo o que acontecia quando Rainha da Sucata foi ao ar e conquistou os brasileiros no horário nobre. Acompanhe!
Quando passou Rainha da Sucata?
Rainha da Sucata foi exibida originalmente entre abril e outubro de 1990. mergulhou no universo dos novos-ricos, representado pela ex-sucateira Maria do Carmo (Regina Duarte), e na decadente elite paulistana, centrada na socialite Laurinha Figueroa () e sua família.
 TV Globo
A rivalidade entre Laurinha e Maria do Carmo, ambas apaixonadas pelo mesmo homem, somada a outros personagens marcantes, como a barraqueira Dona Armênia (), e a história envolvente, com drama e comédia bem equilibrados, foi um verdadeiro estouro.
A trama realmente fisgou o público e foi um fenômeno de audiência, entrando para a .
É claro que o sucesso não se deve apenas à história, mas também ao elenco de peso, que ainda conta com nomes como , , , , , , e .
Quais músicas bombavam na época?
Enquanto Maria do Carmo dava a volta por cima e se tornava uma empresária bem-sucedida, a trilha sonora da nossa vida era embalada por grandes hits. Por conta da novela, Me Chama Que Eu Vou, de , virou um sucesso e fez todo mundo se arriscar na lambada.
E por falar em lambada, os artistas queriam mesmo fazer o país dançar! Chorando Se Foi, da banda Kaoma, também não saía do rádio. Naquele ano, o Brasil recebia ainda a música que se tornaria um verdadeiro hino: Evidências, de Chitãozinho & Xororó. Até hoje, em algum rolê, sempre tem um grupinho de amigos cantando: “E nessa loucuraaa”.
O ano de 1990 na música brasileira também ficou marcado por Pense em Mim, da dupla Leandro & Leonardo, e Quatro Semanas de Amor, de Luan & Vanessa. Já Aguenta Coração, de José Augusto, tema de abertura de , também bombava pelo país.
Não podemos esquecer que a rainha do pop, , estava no auge e acabara de lançar a icônica Vogue, esbanjando sensualidade. Além disso, Roxette também tinha um hit em alta: It Must Have Been Love. Eram sucessos que não acabavam mais!
Quais filmes eram sucesso há 35 anos?
 Paramount Pictures
O cinema brasileiro ainda se reerguia após a crise da Embrafilme, e 1990 foi o ano em que o público nacional se conectou – e muito – com os sucessos de Hollywood. Naquele ano, o romântico dominava as telonas. Quem não se lembra da clássica cena da argila que fez todo mundo suspirar? Um sonho!
Outras grandes produções também lotaram os cinemas, como – ícone atemporal que passa na Sessão da Tarde até hoje –, , , , e .
 Nem A Lagoa Azul, nem De Repente 30: O filme que mais passou na Sessão da Tarde é um clássico que já foi reprisado mais de 25 vezes!
 
O que rolava na TV em 1990?
 Reprodução/TV Manchete
Rainha da Sucata ocupou o horário nobre até outubro de 1990, quando foi substituída por . A nova trama não chegou a ser um fracasso, mas acabou derrubando a audiência da faixa. Enquanto isso, a Globo enfrentava uma concorrente de peso: na mesma época, ia ao ar , de , exibida na extinta TV Manchete.
No horário das 18h, a novela passou despercebida e foi substituída pela instigante Barriga de Aluguel, de . Já nas 19h, o ano de 1990 contou com em boa parte do período e, na sequência, .
Além dos novelões, vários programas marcaram o ano, incluindo Domingão do Faustão, Xou da Xuxa, Escolinha do Professor Raimundo, TV Pirata e Rá-Tim-Bum. 1990 também ficou lembrado como o ano de estreia da MTV Brasil, que revolucionou a TV por assinatura.
No mundo do esporte e da tecnologia
 Acervo Corinthians
Com nomes como Careca, Romário e Bebeto, a seleção brasileira foi eliminada pela Argentina na Copa do Mundo FIFA de 1990 e terminou na 9ª colocação. Em contrapartida, o Corinthians se consagrou campeão brasileiro pela primeira vez em sua história.
Além disso, conquistou seu bicampeonato mundial pela McLaren, garantindo o título no GP do Japão, em Suzuka. O vice-campeonato ficou com , da Ferrari.
Para os amantes da tecnologia, 1990 marcou o início da popularização dos computadores pessoais no Brasil. Foi também o ano do lançamento do Windows 3.0, a terceira versão do sistema operacional da Microsoft. Quanto tempo, não é?!
Fonte: adorocinema






