Cada pessoa tem seus próprios rituais na hora de dormir — um travesseiro preferido, o quarto bem escuro, o colchão na firmeza certa.
Mas há um hábito curioso que muita gente compartilha: colocar uma perna para fora do lençol antes de adormecer.
O que parece apenas uma mania, na verdade, tem uma explicação científica bastante interessante.
Segundo especialistas em sono, esse gesto está diretamente ligado à regulação da temperatura corporal, um processo essencial para que o corpo consiga relaxar e entrar no estágio de descanso profundo.
De acordo com María José Martínez, coordenadora do grupo de Cronobiologia da Sociedade Espanhola do Sono (SES), o corpo precisa eliminar o excesso de calor interno para iniciar o sono.
“Para dormir, o organismo precisa liberar calor por meio da vasodilatação, ou seja, quando os vasos sanguíneos se expandem para permitir que o calor se dissipe pela pele”, explica.
O corpo humano funciona como uma máquina: depois de um dia de atividades, tende a “superaquecer”. Ao colocar o pé para fora do cobertor, facilitamos a troca de calor com o ambiente e ajudamos o corpo a atingir uma temperatura ideal para o sono.
Martínez também lembra que o fenômeno é fácil de observar em bebês:
“Quando estão sonolentos, as orelhas e o nariz ficam mais quentes e avermelhados. Isso acontece porque o corpo está eliminando calor pelas extremidades para conseguir adormecer.”
Ou seja, deixar o pé fora do lençol não é apenas uma questão de conforto — é uma resposta natural do corpo para equilibrar a temperatura e facilitar o repouso.
Vários fatores podem atrapalhar uma boa noite de sono: preocupações, estresse, alimentação pesada e até o ambiente do quarto.
A Clínica Mayo, referência internacional em saúde e pesquisa, recomenda algumas atitudes simples para dormir melhor:
Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. E, se para isso for preciso deixar um pé para fora do lençol, que assim seja — o corpo sabe o que está fazendo.
Fonte: curapelanatureza