O Brasil, famoso por sua rica e diversificada gastronomia, aparece com trĂȘs pratos destacados no ranking dos 100 melhores pratos de comida do mundo em 2024/2025. O levantamento Ă© do TasteAtlas, portal considerado uma verdadeira enciclopĂ©dia gastronĂŽmica dos EUA.
A lista foi atualizada e divulgada nessa segunda-feira (17).
O ranking reĂșne as iguarias mais apreciadas globalmente e destaca as preferĂȘncias culinĂĄrias de diferentes culturas e paĂses. Veja quais sĂŁo os cinco pratos tradicionais que lideram o ranking.
A picanha brasileira conquistou a impressionante 3ÂȘ posição, consolidando sua popularidade como um dos pratos mais queridos no cenĂĄrio internacional.
AlĂ©m da picanha, outro prato brasileiro se destacou: o escondidinho â deliciosa iguaria, que mistura carne seca com purĂȘ de mandioca â que ocupa o 30Âș lugar na lista.
Fechando a participação brasileira no Top 100, a moqueca baiana figura no 78Âș lugar do ranking. Esse prato, que traz uma combinação de peixe, leite de coco, dendĂȘ e outros temperos caracterĂsticos da Bahia, Ă© um verdadeiro Ăcone da culinĂĄria nordestina e conquista admiradores ao redor do mundo.
Qual prato vocĂȘ acha que deveria estar nesse ranking? Compartilhe sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios!
Conheça abaixo os 5 melhores pratos no ranking da TasteAtlas:
đ„ 1Âș Lechona
ColĂŽmbia
Lechona Ă© um prato tradicional colombiano que consiste em um porco assado recheado com cebolas, ervilhas, ervas frescas e vĂĄrios temperos.
O porco é assado por um longo tempo até que a carne esteja macia e suculenta. O prato é geralmente preparado para celebraçÔes e festividades, jå que uma lechona pode render até 100 porçÔes.
đ„ 2Âș Pizza Napoletana ou Marguerita
ItĂĄlia
A criação culinĂĄria mais emblemĂĄtica da ItĂĄlia, a genuĂna pizza napolitana Ă© feita com apenas alguns ingredientes simples e preparada em apenas duas variaçÔes: marinara, a pizza napolitana bĂĄsica coberta com um molho Ă base de tomate temperado com alho e orĂ©gano, e margherita, que Ă© coberta com tomates, mussarela e folhas de manjericĂŁo fresco, uma combinação deliciosa cujas cores representam a bandeira italiana.
đ„ 3Âș Picanha
Brasil
Picanha Ă© um corte fresco de carne bovina que Ă© especialmente popular e muito valorizado no Brasil. Nos EUA, Ă© chamado de sirloin cap, e no Reino Unido, Ă© conhecido como rump cap.
A estrela do churrasco brasileiro, a picanha fica na parte de trĂĄs do animal, acima do bumbum, onde fica em uma capa de gordura, o que a torna â quando bem preparada â uma carne suculenta.
O nome picanha é derivado da palavra picana, referindo-se à vara dos fazendeiros usada para pastorear gado em Portugal e Espanha. A técnica foi trazida para o Brasil, onde a palavra picanha era usada para se referir à parte da vaca que era cutucada pelos fazendeiros com a vara.
4Âș Rechta
Argélia
Rechta Ă© um prato tradicional da ArgĂ©lia, paĂs do norte da Africa, que consiste em macarrĂŁo fino e molho de frango. O macarrĂŁo Ă© feito com uma combinação de farinha, sal e ĂĄgua, enquanto o molho Ă© feito com pedaços de frango, cebola, alho, Ăłleo, grĂŁo-de-bico, ras el hanout, canela, nabos, batatas e abobrinha.
Uma vez cozido, o macarrĂŁo rechta Ă© colocado em um prato grande e coberto com o molho (marga). O prato Ă© especialmente popular durante eventos festivos como casamentos, Eid al Fitr (fim do RamadĂŁ) e Ashura â um dia de luto muçulmano.
5Âș Phanaeng Curry
TailĂąndia
De acordo com o TasteAtlas, Phanaeng Curry Ă© uma variedade de curry tailandĂȘs que se caracteriza por uma textura espessa e sabor doce e salgado de amendoim.
Consiste em carne cozida com leite de coco, pasta de curry panang, folhas de limĂŁo makrut, molho de peixe e açĂșcar de palma. A carne usada no phanaeng curry Ă© geralmente bovina, frango, pato ou porco, e o prato tradicionalmente nĂŁo inclui vegetais.
O nome do prato é derivado da palavra panang, que significa cruz, que se refere à maneira antiga de preparar frango com as pernas cruzadas e colocadas em posição vertical.
Embora as origens do curry phanaeng sejam um tanto obscuras, ele Ă© frequentemente associado ao estado de Penang na MalĂĄsia, mas hĂĄ poucas evidĂȘncias que apoiem essa afirmação.
Conforme publicado pelo levantamento, a receita mais antiga conhecida Ă© encontrada no livro Tam Raa Gap Khao de Maawm Sohm Jeen, que remonta a 1890.
Uma vez pronto, o curry Ă© guarnecido com folhas finas de limĂŁo makrut e fatias de pimenta tailandesa, e um pouco de leite de coco pode ser derramado sobre o curry.
Fonte: primeirapagina