📝RESUMO DA MATÉRIA

  • A L-teanina é um aminoácido exclusivo, encontrado quase exclusivamente nas folhas do chá, capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e favorecer um estado de alerta tranquilo ao aumentar a atividade das ondas cerebrais alfa.
  • “O chá contém uma combinação natural de cafeína e teanina que promove um efeito equilibrado: a teanina atenua a agitação provocada pela cafeína ao mesmo tempo que mantém o foco e o estado de alerta.
  • Estudos clínicos demonstram que a teanina pode reduzir a ansiedade, diminuir a pressão arterial, melhorar a função cognitiva e contribuir para a proteção contra o declínio cognitivo quando consumida com regularidade.
  • Chás verdes cultivados à sombra, como matcha e gyokuro, apresentam os maiores níveis de teanina (até 46 mg por xícara), enquanto o chá preto comum contém cerca de 24,2 mg e o chá verde tradicional, pelo menos 7,9 mg por xícara.
  • Duas xícaras de chá fornecem cerca de 50 mg de teanina, quantidade suficiente para aumentar de forma considerável a atividade das ondas cerebrais alfa, associadas a um estado mental relaxado e alerta.

“As plantas sabem transformar luz e água em alimento e remédio, e depois distribuem isso de graça”.

~ Robin Wall Kimmerer, Braiding Sweetgrass

Você já se perguntou por que os apreciadores de chá parecem sempre tão tranquilos? Uma xícara de chá pode elevar o humor, aumentar o foco, reduzir a ansiedade e, talvez, ajudar a prevenir a demência. O chá contém uma combinação única de cafeína e teanina (L-teanina), um aminoácido não proteico. A teanina pode ser o segredo mais bem guardado por trás da tranquilidade e do bem-estar dos apreciadores de chá.

Esses dois componentes exercem um efeito extraordinário no cérebro. A teanina promove um efeito bastante calmante, enquanto a cafeína atua como estimulante. A teanina modula a ação da cafeína, reduzindo seus efeitos estimulantes exagerados e favorecendo um estado mental calmo e focado. Estou me referindo aos chás preto, verde, branco e oolong, todos originados da planta Camellia sinensis. Esses chás são diferentes dos chás de ervas, uma infusão feita a partir de outras plantas, chamadas tisanas.

De todas as milhares de plantas existentes, por que o chá produzido a partir dessa planta em específico se tornou a bebida mais consumida no mundo? Não é pela cafeína. Embora o café tenha uma concentração maior de cafeína, mais pessoas consomem chá no mundo do que café. Por que bebemos milhões de xícaras de chá todos os dias?

A teanina no chá

A Camellia sinensis contém um aminoácido encontrado em apenas dois locais na natureza: no chá e em um cogumelo raro conhecido como bay bolete. Os cientistas identificaram esse aminoácido raro e exclusivo como teanina. Quais são os efeitos da teanina que levam milhões de pessoas a consumir chá?

Os pesquisadores procuraram responder a essa pergunta com precisão. O Laboratório de Cérebro e Cognição da Universidade de Oxford, no Reino Unido, investigou a capacidade da teanina de induzir um estado mental relaxado e, ao mesmo tempo, atento. Os participantes foram submetidos a um eletroencefalograma (EEG) para avaliar a atividade cerebral, com ênfase na produção das ondas alfa.

Um breve panorama da atividade cerebral humana

O EEG identifica quatro estados mentais principais no ser humano. As ondas cerebrais são medidas em hertz (símbolo: Hz), conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI). Um hertz equivale a um ciclo por segundo.

Dois estados relacionados ao sono:

  1. As ondas delta ocorrem durante o sono profundo, quando a atividade elétrica do cérebro desacelera para cerca de uma onda por segundo. Sua faixa de frequência varia de 1 a 4 Hz.
  2. As ondas teta surgem durante o sono com sonhos e em estados de relaxamento profundo, com cerca de cinco ciclos por segundo. A frequência varia de 4 a 8 Hz.

Dois estados de vigília:

  1. As ondas alfa estão presentes em um estado de relaxamento consciente e atento, semelhante a um estado meditativo. A frequência varia entre 8 e 12 Hz.
  2. As ondas beta predominam durante períodos de estímulo intenso e atividade mental acelerada, nos quais passamos grande parte do tempo enquanto estamos acordados. Sua frequência vai de 13 a 30 Hz.

O estado alfa é onde você gostaria de estar: com plena atenção e serenidade. Mas como alcançar esse estado? Ao relaxar em um ambiente agradável e tranquilo, após cerca de 90 minutos é possível observar um aumento expressivo na atividade das ondas cerebrais alfa. Pense em uma tarde silenciosa na sua praia preferida ou em uma caminhada longa e revigorante na natureza ao amanhecer. Monges budistas em meditação conseguem atingir esse estado em menos tempo e mantê-lo mesmo de olhos abertos. Ou seja, você pode meditar todos os dias durante alguns anos ou apenas tomar uma xícara de chá.

Este é o efeito do chá no seu cérebro

Os pesquisadores de Oxford constataram: “A L-teanina promove um aumento significativo da atividade na faixa de frequência alfa, o que indica que ela relaxa a mente sem causar sonolência”. Os participantes do estudo permaneceram em repouso com os olhos fechados durante as gravações de EEG da atividade das ondas cerebrais alfa.

A quantidade de teanina que entra no seu cérebro, atravessando a barreira hematoencefálica após o consumo de duas xícaras de chá, é de cerca de 50 mg.

Uma xícara de chá pode reduzir a ansiedade?

Perguntei a alguns leitores sobre suas experiências com a teanina no chá, se eles a acharam benéfica e de que maneira. Em uma entrevista por e-mail, Wendy me contou que gosta de tomar chá e meditar.

Ela diz que é a “combinação perfeita”. Wendy explica: “Meu marido tem um transtorno depressivo, e beber chá o ajuda a se acalmar; (ele) se sente relaxado e um pouco mais positivo depois”. A experiência positiva de Wendy e seu marido com o consumo de chá é bastante comum. Outra leitora compartilhou sua experiência:

“Eu tenho ansiedade, transtorno do pânico e TDAH, então posso compartilhar minha experiência. A teanina ajuda um pouco com o TDAH, desacelerando minha mente, mas não percebi muitos outros efeitos. Pode ajudar com ansiedade leve e talvez prevenir um ataque de pânico se for detectado a tempo, mas quase não ajuda na ansiedade grave para mim. Ainda assim, eu encorajaria as pessoas a experimentarem, porque cada pessoa é diferente e algumas podem se beneficiar muito com isso”.

Um chá para a ansiedade

Michelle Francl, autora de “Steeped: A Química do Chá”, escreve: “Estudos demonstraram que a teanina pode reduzir a ansiedade, melhorar a cognição, reduzir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e, assim como a cafeína, possui propriedades neuroprotetoras…” Isso ocorre porque a teanina atravessa a barreira hematoencefálica e atua no sistema nervoso central.

Esse aumento na atividade alfa reforça o papel da teanina em alcançar um estado mental relaxado ao influenciar de forma direta o sistema nervoso central. A combinação de teanina com cafeína torna o chá uma bebida única, que promove o foco mental, aumenta a energia e reduz a ansiedade e o estresse.

Ensaios clínicos demonstraram que a teanina reduz a ansiedade e induz o relaxamento, porque aumenta os neurotransmissores que equilibram nosso humor e controla a serotonina e a dopamina, fazendo com que nos sintamos bem.

Outro estudo, publicado em 2020 na Plant Foods for Human Nutrition, revisou os dados disponíveis sobre os efeitos da teanina na cognição e no humor em humanos e avaliou seus efeitos sobre a ansiedade e o estresse. Os pesquisadores descobriram que a teanina pode reduzir a resposta ao estresse em pessoas com ansiedade leve. No entanto, ela não é tão eficaz na redução da ansiedade de nível clínico.

As doses eficazes relatadas na revisão de estudos de 2020 variam de 200 a 400 mg. O estudo de Oxford usou apenas 50 mg de teanina e observou uma diferença na atividade das ondas cerebrais alfa. Dependendo do tipo de chá e do processo de preparo, uma xícara de chá pode conter de 8 a 46 mg de teanina por porção.

Benefícios da teanina no chá

Evidências científicas apresentadas nesses estudos indicam que o consumo de chá pode oferecer diversos benefícios relacionados à teanina:

  • Melhora da função cognitiva: O chá pode exercer um efeito protetor sobre o cérebro. O American Journal of Clinical Nutrition5 mostra que o consumo regular de chá está associado a uma redução no risco de comprometimento e declínio cognitivo.
  • Redução da pressão arterial: De acordo com o Journal of Physiological Anthropology, a teanina ajuda a reduzir a ansiedade e diminui o aumento da pressão arterial em adultos saudáveis que apresentam resposta elevada ao estresse.
  • Melhora do humor: O estudo da Universidade de Oxford apontou que a teanina presente no chá melhora o humor, reduz o estresse e promove o relaxamento.
  • Aumento do estado de alerta: O mesmo estudo de Oxford mostrou que a teanina equilibra os efeitos estimulantes da cafeína, permitindo que você fique alerta sem sentir agitação em excesso.
  • Melhora na capacidade de atenção: Um estudo publicado na revista Nature mostrou que a combinação natural de teanina e cafeína pode promover melhorias, em curto prazo, na concentração e no desempenho cognitivo geral entre meninos com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

Quanta teanina há em uma xícara de chá?

Alguns tipos de chá possuem concentrações mais elevadas de teanina do que outros. Chás verdes, cultivados na sombra por três semanas antes da colheita, apresentam os maiores níveis de teanina. Esse método de cultivo aumenta os níveis de clorofila ao mesmo tempo que favorece a absorção de teanina pelas raízes. Entre os chás verdes cultivados à sombra estão o matcha, o gyokuro e o tencha. A alta concentração de teanina nesses chás contribui para um sabor mais adocicado, terroso e com notas de umami.

“As condições de cultivo influenciam a quantidade de teanina produzida por cada planta de chá. Chás cultivados sob maior exposição solar produzem menos teanina. As primeiras colheitas terão mais teanina do que as colheitas posteriores, pois a substância, que fica armazenada nas raízes durante o inverno, é transferida para os primeiros brotos, restando menores quantidades para os brotos que surgem mais tarde na estação”.

~ Michelle Francl, Steeped: A Química do Chá

O tempo de infusão tem grande influência sobre a quantidade de teanina extraída. O tipo de folha de chá utilizado  pode fornecer diferentes quantidades de teanina e cafeína. Segundo a revista Food Chemistry, a adição de pequenas quantidades de leite e açúcar não altera o teor de teanina de modo significativo.

  • Teanina no chá preto: Uma xícara padrão de 180 ml contém 24,2 miligramas de teanina.
  • Teanina no chá verde: Uma xícara de chá verde contém pelo menos 7,9 miligramas de teanina.
  • Teanina no chá verde cultivado à sombra: O Matcha e o Gyokuro podem conter até 46 miligramas de teanina por xícara.

Os suplementos de teanina são benéficos?

É possível adquirir suplementos de teanina sem prescrição, com doses de 100 mg por comprimido. Como esses comprimidos não contêm cafeína, algumas pessoas os utilizam para favorecer o relaxamento antes de dormir. No entanto, o verdadeiro benefício está no chá e não apenas na teanina isolada. O chá contém diversos compostos químicos diferentes que atuam em conjunto, de forma sinérgica. Basta considerar que é possível escrever um livro inteiro sobre a composição química de uma simples folha de chá para compreender sua complexidade.

Isolar os elementos químicos ativos dos remédios naturais equivale a capturar a informação, mas abrir mão da sabedoria contida no todo. A natureza desenvolveu seus recursos terapêuticos com base no uso integral da folha, e não na separação de seus componentes químicos.

Efeitos positivos da teanina

Talvez muitas pessoas escolham o chá em vez do café para alcançar aquele estado mental calmo e atento, caracterizado pela atividade das ondas cerebrais alfa. Ou talvez façam isso para aliviar a ansiedade, graças à ação tranquilizante da teanina sobre o cérebro. Seja para reduzir a ansiedade  ou para buscar bem-estar, os benefícios do consumo de chá são inúmeros.

Há muitos motivos para beber chá. Não é por acaso que o chá venha sendo usado como uma bebida restauradora na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. E você? Se você costuma tomar chá, percebe os efeitos calmantes e ao mesmo tempo estimulantes da teanina?

Sobre a autora

Mary Ann Rollano é escritora, enfermeira registrada e especialista premiada em chás, com 40 anos de experiência na área da saúde e bem-estar. Apaixonada pelos quatro pilares da saúde, equilíbrio físico, emocional, espiritual e social, ela combina seu conhecimento em chás, ervas e nutrição para inspirar conexões significativas e uma vida mais feliz e saudável. Você pode acompanhar o trabalho dela por meio do boletim informativo Steeped Stories.