“Dinheiro atrai dinheiro”, diz um dos mais famosos ditados populares. Uma lista elaborada nos Estados Unidos dá pistas sobre onde morar para, quem sabe, atrair uma fortuna. Ela mostra quais são as cidades com mais super-ricos no mundo, os afortunados que acumularam centenas de milhões de dólares.
A lista é de autoria da norte-americana Henley & Partners, um gigante do setor de cidadania por investimento em áreas residenciais. Em muitas nações — e os Estados Unidos são uma delas — aplicar dinheiro em imóveis pode render, como brinde, o título de cidadão local.
É verdade que, nos EUA, esse “brinde” não vem tão fácil. O investimento em imóveis precisa configurar-se um negócio ativo. Algo como uma pensão, uma pousada ou um hotel que empregue ao menos dez trabalhadores de forma direta por, no mínimo, 35 horas semanais. É bem diferente de simplesmente colocar alguns apartamentos no Airbnb.
Ainda assim, há muitos super-ricos interessados nisso. Além disso, para quem sabe ganhar dinheiro, nada melhor do que montar um novo negócio.
Não por acaso, todo o top 3 da lista da Henley & Partners é formado por cidades dos EUA. No topo está Nova York — que se mantém como o centro do mundo há décadas.
As três cidades com mais super-ricos no mundo
De acordo com a listagem de 2025, existem 818 pessoas com residência nessa grande cidade que possuem mais de US$ 100 milhões na conta. É difícil chamá-las de “moradores”; o mundo todo pode virar uma casa para quem tem tanto dinheiro. Contudo, ao que parece, esse pessoal gosta de ficar perto do mar.
Nova York é uma cidade com praias e saída para o oceano, apesar de não ser famosa por suas faixas de areia. A icônica imagem da Estátua da Liberdade — o cartão-postal mais famoso do lugar — fica em uma ilha cercada por água.
A proximidade com o mar é uma regra em todos os três lugares que ocupam o pódio. Tanto o segundo quanto o terceiro colocados estão no litoral da Califórnia: trata-se de São Francisco (756) e Los Angeles (516).
Fonte: revistaoeste