Combate ao Mosquito
Turismo

Descubra o Museu e a Torre da Catedral Imperial de São Bartolomeu em Frankfurt

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Por muito tempo, a torre avermelhada da Catedral Imperial de São Bartolomeu foi considerada um “arranha-céu” da cidade de Frankfurt am Main, na Alemanha. Aos 95 metros, a estrutura era visível de todos os pontos da cidade. Hoje em dia, os verdadeiros arranha-céus e outras construções bem mais altas tiraram o recorde da catedral, mas não a sua relevância para a comunidade.

Apesar do nome, a igreja nunca foi de fato uma catedral porque nunca contou com a presença de um bispo. Mas desde 1356, uma dezena de monarcas foram coroados imperadores no seu altar. Agora, a catedral mantém sua importância ao fazer parte de uma rota histórica e turística pelo centro de Frankfurt. 

Um pouco de história

A igreja que hoje se vê em Frankfurt é a quarta versão de edifícios religiosos que existem ali desde o século 7, época em que uma capela merovíngia foi erguida no local. 

No século 13, a igreja foi consagrada com o nome de Bartolomeu ao receber a valiosa relíquia que conserva até hoje: o suposto crânio do apóstolo. Poucos anos depois, a nave gótica foi ampliada e as naves laterais foram construídas.

Foi a partir de 1415 que a imponente torre que hoje é vista no endereço começou a tomar forma. Séculos depois, em 1867, um incêndio danificou boa parte de sua estrutura, forçando uma reforma. A restauração permitiu colocar um pináculo na torre, seguindo os planos arquitetônicos originais, que nunca tinham sido executados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Frankfurt foi bombardeada e a catedral foi atingida, o que obrigou a realização de mais obras de restauro, realizadas em 1948 e nos anos 1990, respectivamente. Essas atualizações tornaram possível (e seguro) para os visitantes subirem os mais de 300 degraus até o topo da torre, que entrega uma visão panorâmica da cidade. A visita é possível nos meses de abril a outubro.

Museu da Catedral de Frankfurt

Outro atrativo da Catedral é o seu museu, criado em 1987, cujo acervo está exposto num edifício anexo, o Centro Cultural Haus am Dom. A exposição permanente conta com alguns tesouros eclesiásticos, incluindo uma veste litúrgica gótica de 1350 e uma custódia banhada a ouro de 1720. O museu também preserva os achados das escavações no local, datados do período da primeira construção que existiu no local.

Para os amantes de música, vale se programar para os concertos e apresentações artísticas periódicas da igreja. A Catedral de Frankfurt possui o sétimo maior órgão da Alemanha, e dispõe de uma agenda de eventos musicais que pode ser consultada no site.

catedral-frankfurt-interna
No interior da catedral, dá para conferir relíquias cristãs e aproveitar programação de apresentações musicais (Steve Collis/CC BY 2.0/Flickr)

Localização e funcionamento

A Catedral Imperial de São Bartolomeu fica perto da estação Dom-Romer e do Museu da História de Frankfurt, bem no centro da cidade. A casa de Goethe fica a 10 minutos de caminhada dali. Para os interessados em atrações religiosas, outras duas igrejas estão bem próximas: a Alte Nikolaikirche e a Paulskirche.

A igreja fica aberta de segunda-feira a domingo, das 9h às 20h. Os horários para subir na torre da catedral são diferentes: de outubro à março, é possível visitar a torre das 10h às 17h de quarta a sexta-feira e das 11h às 17h aos sábados e domingos; de abril a setembro, a torre abre das 10h às 18h de terça a sexta-feira e das 11h ás 17h aos sábados e domingos.

Já o Museu da Catedral abre de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados e domingo, a abertura é uma hora mais tarde, às 11h. 

Leia tudo sobre Frankfurt

Reserve hospedagem em Frankfurt

 

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.