Um livro que marca 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé será lançado nesta sexta-feira (23), em Roma, na Itália. A obra foi organizada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e reúne registros históricos e visuais sobre a trajetória institucional entre os dois Estados.
O lançamento ocorrerá na residência oficial do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, após uma Missa Solene em Ação de Graças pelo bicentenário das relações diplomáticas, celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.
O período comemorado vai de 23 de janeiro de 1826 a 23 de janeiro de 2026, marco que evidencia a continuidade do diálogo entre o Brasil e a Santa Sé, instituição governamental da Igreja Católica sediada no Vaticano. Embora o papa seja o chefe de ambos, a Santa Sé possui personalidade jurídica internacional, enquanto a Cidade do Vaticano é o Estado-território que assegura sua independência.
Imersão histórica
Segundo informações do Santuário Cristo Redentor, o livro propõe uma imersão histórica e visual em dois séculos de relações bilaterais, abordando sua evolução ao longo do tempo. O prefácio é assinado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé.
A publicação apresenta uma cronologia fotográfica baseada em pesquisa histórica rigorosa, combinando imagens e textos que ajudam a compreender a relevância e a permanência dessas relações. Editada pelo Instituto Redemptor, a obra é bilíngue, com versões em português e italiano.
Como parte das celebrações, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá iluminação especial na noite de sexta-feira, às 20h, no horário de Brasília.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






