Festival Sabores da Floresta oferece imersão sensorial pelos sabores e aromas da gastronomia regional
Promovido pelo Sebrae/MT e a Prefeitura de Alta Floresta, evento reuniu mais de 1500 pessoas no primeiro dia; com pratos exclusivos, shows e artesanato, a programação segue até sábado (12)
11/07/2025 às 10:19
A praça da Cultura foi palco da abertura da ‘8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta’, evento que já faz parte do calendário cultural de Alta Floresta. A primeira noite (10 de julho) contou com um público estimado em cerca de 1.500 pessoas marcando o início de uma imersão sensorial pelos sabores, aromas e saberes da gastronomia regional.
Realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta, o festival segue até sábado (12.07), reunindo 20 empresas locais, mais de 40 opções gastronômicas entre comidas e bebidas, além de programação musical ao vivo e exposição de artesanatos.
Para o vice-prefeito Robson Quintino, o evento é mais do que uma celebração, pois trata-se de uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e fortalecimento da cultura local. “Já se consagra como uma tradição em Alta Floresta, já na oitava edição levando ao público a essência da nossa identidade cultural e gastronômica. Cada prato, cada apresentação, carrega um pouco da história, do conhecimento e da alma do nosso território”, diz.
Em concordância, Karina Zacchi, coordenadora da agência do Sebrae/MT em Alta Floresta reforça o compromisso da instituição em valorizar a produção local e criar conexões entre empreendedores e a comunidade. “Cada prato apresentado foi pensado exclusivamente para este momento, trazendo ingredientes da nossa terra e o talento dos nossos empreendedores. Nosso objetivo é conectar sabores, histórias e pessoas, promovendo o turismo gastronômico e fortalecendo os pequenos negócios que fazem a economia local girar”, destacou a gestora do evento.
Impactos positivos
Participando pela primeira vez do evento, Monica Bernardi Utsunomiya, da tradicional Churrascaria Cambalacho, comemorou o impacto positivo do festival. “O festival vai além da gastronomia, é uma troca cultural que valoriza nossa identidade. Superamos as expectativas neste primeiro dia e estamos felizes em apresentar um prato que representa a força da nossa culinária, com ingredientes locais como a castanha e a carne de Mato Grosso. Esperamos que mais pessoas aproveitem essa experiência até sábado”.
A programação musical também é um dos atrativos do festival, que contou com músicos locais para animar o evento. No primeiro dia subiu ao palco a cantora Lôids, na sexta-feira (11), quem anima o evento é a Ana Moyra. Já no sábado (12), a festa fica por conta do artista Allan Figueiredo. O evento começa a partir das 17h e segue até às 22 horas.
“Mais do que um evento, o festival consolida Alta Floresta como um destino turístico de referência, unindo a boa gastronomia à riqueza cultural da nossa gente. É assim que seguimos nos posicionando como um polo de desenvolvimento, valorizando a culinária regional e, acima de tudo, a hospitalidade e o talento do nosso povo”, concluiu o vice-prefeito.
Fonte: Sebrae