1ª Exposição de Afroturismo é realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade
O evento é uma iniciativa do Sebrae/MT em parceria com a prefeitura do Município; programação é gratuita
15/10/2025 às 11:05 Atualização
15/10/2025 às 11:46
A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade vai sediar, nos dias 7 e 8 de novembro, a “Afro Expo”, o primeiro evento itinerante de Afroturismo de Mato Grosso. A iniciativa da programação, realizada na região central da cidade, é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura do Município.
A gestora estadual do Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, explica que o projeto surge com o conceito itinerante, pois prevê ser realizado em outras regiões. “A Afro Expo nasce em Vila Bela, mas a ideia é que este evento siga para outros locais com potenciais afroturísticos de Mato Grosso”, destaca.

Nos dois dias de evento, será oportunizado aos participantes, oficinas práticas, palestrantes nacionais, painéis com empreendedores Afro, apresentações culturais, feira de artesanato e Famtour com operadoras afroturísticas. Toda a programação será gratuita.
“O propósito deste evento é valorizar o patrimônio material e imaterial da cultura afro-brasileira, estimular o afroempreendedorismo com foco em turismo e mapear experiências e potencialidades do afroturismo na região e em outros municípios do estado”, enfatiza o coordenador da Agência do Sebrae/MT de Pontes e Lacerda, Douglas Lindote.

O município de Vila Bela da Santíssima Trindade tem potencial turístico. Foi a primeira capital de Mato Grosso e a região central da cidade mantém as ruínas de uma catedral do período colonial, que é um marco histórico da cidade. Além das festas culturais, o município é reconhecido também pela produção do licor artesanal Canjinjin, uma bebida apreciada pelos moradores e visitantes.
Fonte: Sebrae