Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Descubra como o aplicativo de monitoramento de terremotos pode te manter seguro

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Brasil não tem terremotos. Quer dizer, tem sim, mas costumam ser tão pequenos que mal são percebidos.

Nesse exato momento, algum terremoto está acontecendo em algum lugar do mundo. E isso pode ter implicâncias, seja em termos econômicos e humanos. Ou simplesmente por atingir alguma região onde esteja morando algum conhecido ou familiar.

O app Earthquake Alert! é um dos mais efetivos para, como o próprio nome diz, alertar sobre a ocorrência de tremores, pequenos ou grandes, ao redor do mundo. E eles são muitos. Veja esse resumo aleatório:

2025 word1
Descubra Como O Aplicativo De Monitoramento De Terremotos Pode Te Manter Seguro 2

Ele mostra que ocorreram 109 tremores num único dia num total de 2.954 ocorridos no mês (que mal passou da metade). O resumo ainda mostra o terremoto mais significativo do dia – na famosa praia Malibu, California, que já havia sido devastada pelos incêndios da região de Los Angeles. O aplicativo indica também qual foi o tremor mais próximo (no casom na distante ilha de Esperanza, em Porto Rico) e qual o mais forte dos últimos sete dias – um terremoto e 6.0 na escala Richter nas ilhas Sandwich, no oceano Pacífico.

2025 word1
Descubra Como O Aplicativo De Monitoramento De Terremotos Pode Te Manter Seguro 3

O Earthquake Alert! também mostra os últimos tremores através de mapas, como esse acima. Note como eles acontecem próximos às falhas geológicas – demonstrados pelas linhas roxas.

O aplicativo ainda exibe uma linha contínua de eventos, mostrando o momento em que ocorreu, a intensidade na escala Richter e a distância com relação ao local onde o usuário está. E disponibiliza o noticiário divulgado pela imprensa sobre qualquer movimento tectônico.

É possível também verificar qual o “campeão” – no pior sentido – do ano. No caso, foi um terremoto de 7.1 na escala ocorrido no sul do Tibete no dia 7 de janeiro, que matou 126 pessoas e deixou 338 feridos. É um recorde que ninguém quer bater.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.