Turismo

Descubra como explorar as principais paisagens do Parque Nacional de Banff no Canadá

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quase 4 milhões de pessoas passam todos os anos pelo Parque Nacional de Banff, um dos santuários naturais mais visitados da América do Norte. O número equivale a 10% da população do Canadá inteiro, e não é casualidade que as famosas paisagens desse paraíso natural tenham rendido alguns dos cartões-postais mais associados ao país ao longo dos tempos.

Considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1984, Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá, oficializado em 1885, tornando-se ao longo do tempo destino de natureza dos mais desejados por quem busca cenários que misturam geleiras, fontes termais, florestas de coníferas e lagos azul-turquesa que parecem saído de alguma inteligência artificial.

Atrações de Banff

Parte do trecho canadense das Montanhas Rochosas, dentro da província de Alberta, Banff é opção de passeio para o ano todo, seja para simplesmente contemplar a paisagem ou de fato se embrenhar na natureza.

Nos meses mais frios do ano, o parque fica apinhado de praticantes dos esportes de inverno. São três setores aptos para descidas de esqui e snowboard, no Mt. Norquay, na Sunshine Village e na chamada Lake Louise Ski Area. Mesmo quem não tem experiência pode participar, já que há pacotes de aulas para iniciantes, programas voltados a crianças e aluguel de equipamento tanto na cidade de Banff quanto no vilarejo de Lake Louise, onde ficam os dois principais acessos ao parque nacional.

Outra forma muito apreciada de curtir o parque é percorrer suas trilhas no verão, identificadas por diferentes níveis de dificuldade. Há opções muito exigentes fisicamente e outras focadas na acessibilidade, capazes de serem percorridas por idosos e cadeirantes. Confira aqui dicas de como fazer trilhas no Banff.

A beleza da região é também das mais frágeis: os verões secos dos últimos anos colocam em risco a região por conta das queimadas. Em 2024 a cidade de Jasper, que junto com Banff forma um dos cinturões verdes mais bonitos do Canadá, viu metade da sua área urbana sucumbir por um incêndio devastador. É fundamental ficar alertas aos anúncios divulgados pela polícia florestal e pesquisar sobre as condições antes da viagem.

banff-canada-aerea
Florestas de coníferas e lago azul turquesa na região de Banff (Tevin Trinh/Unsplash)

Como visitar

Banff fica aberto o ano todo. As principais portas de acesso são a cidade de Banff (cerca de 9 mil habitantes) e a vila de Lake Louise (500 habitantes). Já o aeroporto mais próximo fica em Calgary, a cerca de 130 km.

Outra possibilidade de acesso à região são os trens trens de luxo Rocky Mountaineer, com diferentes rotas que chegam ao parque.

A entrada no Parque Nacional custa 11 dólares canadenses por adulto (com entrada gratuita para quem tem até 17 anos, e 9 dólares para quem for acima de 65 anos). Também é possível adquirir um ingresso para até sete pessoas que chegam ao parque em um mesmo carro – nesse caso, sai por 22 dólares canadenses para o grupo todo. Saiba mais no link.

Diferentes setores do parque podem ser fechados temporariamente por motivos diversos. É mais comum que algumas áreas sejam interditadas nos meses mais quentes, para não perturbar a vida silvestre ou provocar erosão nas trilhas expostas pelo degelo. Confira nesse link os fechamentos programados antes da sua visita. Também vale ficar atento às orientações e alertas envolvendo ursos na área.

Deslize a galeria de fotos abaixo e saiba mais sobre Banff:

Leia tudo sobre o Canadá

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.