Criado em julho de 2024 para incentivar o acesso de aposentados ao transporte aéreo, o programa federal Voa Brasil já viabilizou 35.419 reservas de passagens com preço de até R$ 200 por trecho (ida ou volta). O número equivale a cerca de 270 aviões lotados, considerando uma média de 131 passageiros por aeronave.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, cerca de 150 mil aposentados acessaram o sistema desde o lançamento do programa, e 24% deles conseguiram confirmar reservas — um índice bem superior à média de conversão registrada diretamente nos sites das companhias aéreas, que gira entre 1% e 3%.
Cidades mais procuradas
Segundo a pasta, os destinos mais buscados até agora foram:
- São Paulo (10.261 reservas)
- Rio de Janeiro (3.050)
- Recife (2.745)
- Fortaleza (2.453)
- Brasília (2.268)
Entre os 20 principais destinos, apenas três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA). Ao todo, os bilhetes reservados têm como destino 82 municípios brasileiros.
Critérios para ter acesso ao Voa Brasil
O Voa Brasil é voltado a aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. O programa dá direito a duas passagens aéreas por ano com valor máximo de R$ 200 por trecho, em voos com assentos ociosos em períodos de baixa demanda.
Para fazer uma reserva, o aposentado precisa:
- Ter conta nível prata ou ouro no portal gov.br
- Acessar o site oficial das companhias aéreas parceiras
- Escolher o destino e data desejados, conforme disponibilidade
O programa não utiliza recursos públicos. As passagens são oferecidas pelas companhias com preços reduzidos em voos que teriam baixa ocupação, como forma de democratizar o acesso ao transporte aéreo.
Fonte: primeirapagina