Turismo

Descubra as melhores cachoeiras de Penedo (RJ) e aproveite o ecoturismo na Pequena Finlândia

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3



  • O shopping a céu aberto do distrito fluminense de Penedo, a “Pequena Finlândia”, não mente: esse pedaço de Itatiaia é conhecido dessa forma há muito tempo, devido à presença dos imigrantes pioneiros que trouxeram a cultura de sua terra de origem para a região, nos anos 1920.

    Para além de curtir a arquitetura e cultura finlandesa que dá a fama a Penedo, o local também possui diversas atrações quando o assunto é ecoturismo: as cachoeiras são próximas da cidade e costumam ser de fácil acesso.

    Três Cachoeiras

    A 2,6 km do Centro, a Três Cachoeiras é de fácil acesso, gratuita, mas vale o aviso: o melhor é chegar cedo e evitar finais de semana, já que o ponto pode ser bem movimentado. Apesar do nome, trata-se de uma única cachoeira, mas com três quedas d’água que formam piscinas naturais, sendo que a primeira fica bem próxima à estrada, eliminando a necessidade de trilhas. Ao redor, a água se mistura com a vegetação natural do local.

    Três Bacias

    Com nome similar, a cachoeira de Três Bacias é mais adequada para quem prefere sossego, sendo um pouco mais distante, a pouco mais de 5 km. Lá, há várias quedas d’água, sendo que as três principais formam pequenos poços ideais para banho. A água é cristalina e, em grande parte do trecho, bem rasa, sendo adequada a todo tipo de público.

    Siga

    Poço das Esmeraldas

    O acesso é realizado por dentro do Camping Clube do Brasil, na Serrinha do Alambari. O Poço das Esmeraldas é uma queda d’água bem pequena que desemboca em um rio logo abaixo. A água é de uma cor verde reluzente e a mata fechada ao redor é lindíssima. Há uma taxa de entrada que vai de R$ 35 a R$ 46 por pessoa.

    Cachoeira de Deus

    Esta é a maior queda d’água de Penedo, com cerca de 15 metros de altura e uma grande piscina natural logo abaixo. Quem se aventura lá pode esperar águas um pouco mais profundas. Mesmo assim, ela é mais aberta e com vegetação menos densa que as demais.

    Além disso, tem uma trilha de curta duração, de 15 minutos e de dificuldade fácil para chegar ao local. A queda d’água, mesmo sendo afastada, fica a somente 4 km do centro.

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.