Festival das Nações oferta opções gastronômicas de 14 países neste sábado
O evento é realizado no estacionamento do Pantanal Shopping, a partir das 17 horas; os visitantes podem escolher entre salgados, doces e bebidas diversas
27/09/2025 às 11:29 Atualização
27/09/2025 às 12:16
A segunda edição do Festival das Nações reúne a gastronomia típica de 14 países, com opções doces e salgadas e bebidas com e sem álcool. A abertura do evento foi realizada na sexta-feira (26.09), no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá. A programação segue neste sábado (27.09), a partir das 17h até às 22h. O acesso ao espaço é gratuito.
Ao todo, 16 empresas participam da ação. O Festival é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT) e o Pantanal Shopping. Além das opções gastronômicas, o Festival oferece apresentações culturais de dança e música.
“O Sebrae/MT atua com estratégia para promover o empreendedorismo local e esse Festival demonstra esse nosso compromisso, além de trazer a oportunidade de intercâmbio culinário para as famílias. Foi um evento estrategicamente pensando para valorizar o pequeno negócio, que é o nosso cliente e por quem atuamos diariamente para promover crescimento, inovação e competitividade”, enfatizou o gerente da Agência Sebrae Cuiabá, Julio Prior.

Além do Brasil, o Festival traz opções gastronômicas típicas da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Portugal, Japão, Arábia Saudita, Austrália, Suíça, Inglaterra e França.
“Mostramos com este evento a pujança, a criatividade e a força da gastronomia cuiabana. A ideia do festival é mostrar os sabores de outros países, cardápio já presente em nossos restaurantes, mas que muitos consumidores não conhecem. O Sebrae é o nosso parceiro estratégico preferencial e mais importante, porque nós juntos, conseguimos colocar os empresários para oferecer e mostrar seus produtos”, destacou o presidente da Abrasel, Daniel Paulo Maia Teixeira.
O superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes, enalteceu a união entre as instituições que resultou na realização do evento. “A parceria com o Sebrae é fundamental para entregar ao público experiências como o Festival das Nações. Juntos, conseguimos transformar o shopping em um espaço que promove cultura, diversidade e desenvolvimento econômico. Essa colaboração fortalece os empreendedores locais e oferece ao nosso público a chance de viver uma imersão única em sabores e culturas sem sair de Cuiabá”, avaliou.
Participam do Festival os restaurantes Bravi Pizzaria Napoletana (Itália), Cozinha dos Fundos (Estados Unidos), Japidinho (Japão), Schulz (Alemanha), Farol Bar (Argentina), Goiabeiras Gourmet (Brasil), Choppão (Espanha), Bar das Américas (México), Taberna Portuguesa (Portugal), Cozinha do Rei (Arábia Saudita) e Sweeterella (França).

Experiência
As três amigas, Yandra Francisca, Maria Fernanda e Mariana Arruda, ficaram sabendo do Festival pelo Instagram e combinaram de se encontrar. O trio saiu do trabalho e foram direto para o espaço.
“Optamos por fazer um programa diferente. Passei em casa, peguei minha filha e vim direto. Escolhi o festival porque achei mais prático, começa cedo e tem muitas opções”, destacou Yandra. Já a Maria Fernanda Macedo disse que o espaço vai oportunizar conhecer pratos diferentes. “Eu gosto de frequentar eventos assim. Ainda não me decidi do que eu irei escolher, mas gostei das opções”, resumiu.
A Mariana Arruda saiu do seu trabalho em Várzea Grande e avaliou como positiva a experiência. “O ambiente é muito bom e tudo está aparentemente muito gostoso, o que me deixa em dúvidas do que vou escolher para comer”.
Durante o Festival, duas cervejarias artesanais, que integram a “Rota da Cerveja”, ação criada pelo Sebrae/MT para fomentar a produção local, também estão comercializando seus produtos.
Oportunidades
Como representante da Itália, a Bravi Pizzaria, dispõe de três sabores de pizza, Napoletana, Calabresa e Cuiabana. O Chef, Jefferson Oliveira, destacou que a iguaria é bem aceita pelos cuiabanos.
“Fomos os pioneiros com a pizza napolitana aqui em Cuiabá. Todo nosso processo de produção é baseado nas tradições da Itália, a farinha, o molho e o forno são italianos. Eventos assim promovem nosso trabalho e toda nossa dedicação gastronômica. E isso é muito gratificante”, asseverou.
Representando a Arábia Saudita, com opções de kafta com coalhada seca e esfiha de carne, o chef do restaurante Cozinha do Rei, Anwar Vaz Curvo, disse que a iniciativa do Festival é importante para os empreendedores. “É um evento maravilhoso e um incentivo para todos que têm essa oportunidade. Minha expectativa é vender bem, divulgar a nossa marca e o nosso nome porque a culinária árabe é bem aceita pelos mato-grossenses”, destacou.
–
Fonte: Sebrae