Marcas originalmente brasileiras, Lupo, Riachuelo e JBS apresentam um ponto em comum no mundo dos negócios. As três têm — ou anunciaram que terão — bases industriais no .
Atuante no varejo de roupas, a Riachuelo, do Grupo Guararapes, conta com fábrica em solo paraguaio desde 2015. Frigorífico da holding J&F, a JBS também mantém estrutura no país vizinho, assim como a mineradora Vale.
No mercado de produção de meias e outras peças íntimas desde o início da década de 1920, a Lupo avisou que se juntará ao time que já conta com Riachuelo, JBS e Vale. Em janeiro, a empresa anunciou que construirá a sua mais nova fábrica em Ciudad del Este.
A expectativa é a de que a fábrica paraguaia da Lupo entre em operação no segundo semestre do ano que vem. As estimativas para o investimento giram em torno de R$ 30 milhões.
Por que o Paraguai atraiu Lupo, Riachuelo e JBS?

Lupo, Riachuelo, JBS e Vale não são as únicas empresas brasileiras que passaram a investir no Paraguai. Muito pelo contrário. Atualmente, mais de 200 estão na mesma condição.
Mas por qual razão companhias estão montando fábricas no Paraguai, em vez de ampliar a base industrial no Brasil? A resposta está no sistema tributário do país vizinho, que o tornou um “amigo das empresas”.
“O Paraguai conta com uma legislação que o torna amigo das empresas, sobretudo das que atuam com exportações”, informa reportagem publicada na da Revista . “Desde 1997, o país conta com o Regime de Maquila, que determina imposto único às corporações estrangeiras que exportam — seja qual for o produto ou serviço — a partir da produção de suas instalações em solo paraguaio. A taxa é de apenas 1% sobre o valor da nota fiscal.”
As informações completas sobre como funciona esse regime paraguaio e de qual forma o Brasil pode aprender com isso estão disponíveis na matéria “. A íntegra do texto está disponível somente à base de mais de 100 mil assinantes da Revista .
Para assinar a publicação on-line, que é mantida diretamente pela comunidade de leitores e não aceita dinheiro público, aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Fonte: revistaoeste